Abrir uma empresa de marketing direto, marketing digital ou algum outro tipo de agência que trabalha com divulgação é o sonho de muitos empreendedores digitais.
O primeiro passo para realizar esse sonho é entender como funciona a abertura de uma empresa.
Toda empresa de sucesso começa com uma etapa que faz parte do cotidiano de quem trabalha com marketing: o planejamento.
É isso mesmo, é hora de fazer para sua própria agência aquilo que você já está super familiarizado em fazer para os seus clientes.
Então, bora entender o que é preciso para abrir uma empresa de marketing direto ou marketing digital e ter muito sucesso nesse meio.
Que tipo de agência de marketing você quer abrir?
O marketing é uma área muito ampla. O empreendedor digital tem um leque de possibilidades quando pensa em abrir sua agência e precisa escolher um ramo para se dedicar.
O empreendedor pode abrir agência de marketing digital e atuar nas divulgações online, principalmente nas redes sociais.
Também é possível abrir uma agência de layout para sites, na qual o foco da agência vai ser cuidar do design dos sites de seus clientes.
A agência também pode ser focada no marketing de conteúdo, e você vai atuar usando as estratégias de conteúdo e o SEO para alavancar as vendas do seu cliente.
Também dá para trabalhar com branding, que é o trabalho de criação e fortalecimento das marcas. Essa é uma área muito visada pelas empresas.
Outra opção é trabalhar com marketing direto, que é o marketing offline. As principais estratégias dessas agências são o uso de telemarketing e mala direta.
Ainda dá para trabalhar com eventos, endomarketing, que é focado nos colaboradores, desenvolvimento de apps e muitas outras coisas.
Viu quantas possibilidades? Agora é só escolher o foco da sua agência e partir para o planejamento.
Por que fazer um bom planejamento para abertura de uma empresa de marketing?
Assim como na estratégia de seu cliente, começar a estratégia de sua própria agência pelo planejamento te ajuda a fazer as coisas com mais conhecimento e organização.
Então, tire um momento para fazer o benchmarking, conhecer sua concorrência e seu público e também se aprofunde um pouco mais no serviço que você quer prestar.
Você também precisa definir o modelo de negócio e prever investimentos e resultados.
Isso vai servir de guia para a atuação de sua agência e vai te ajudar a elaborar o contrato social, que é a certidão de nascimento da empresa.
Além dessas informações, nesse documento precisam estar os interesses e participações no caso de abertura de sociedade.
As atividades, modelo tributário, informações do setor e objetivo do negócio também precisam ser registrados.
Para fazer esse documento, você pode contar com a ajuda de um contador. Além disso, pode ser que um advogado precise assiná-lo.
Outras definições importantes para quem vai abrir empresa de marketing
Você também precisa definir e incluir no contrato social o tipo de empresa, o regime tributário e a atividade da sua empresa. Isso influencia no valor dos impostos que você terá que pagar.
Você pode abrir uma agência sozinho ou em sociedade. As empresas individuais são: Empresário Individual, EIRELI, Sociedade Limitada Unipessoal. Também há as sociedades.
Sobre os regimes tributários, você precisa escolher entre Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.
Aí é só definir sua atividade. A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é um código registrado no seu CNPJ que determina as atividades da sua empresa.
Para empresas de marketing, o CNAE utilizado é o 7319-0/03, de Marketing direto.
Dependendo da atividade de sua agência de marketing, é melhor usar o CNAE 7311-4/00, de aAgências de publicidade.
Passo a passo para abrir uma empresa de marketing direto ou marketing digital
Agora que você já definiu tudo o que precisa, vamos para a parte prática: a abertura de sua empresa. Os documentos são os seguintes:
- 2 cópias autenticadas de RG e CPF dos sócios ou do empreendedor;
- Comprovante de residência dos sócios ou do empreendedor;
- IPTU ou comprovante de locação do imóvel.
Com esses documentos e o contrato social, você registra sua empresa na Junta Comercial ou no Cartório das Pessoas Jurídicas.
Depois é só fazer o registro na Receita Federal para tirar seu CNPJ e solicitar a Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda.
Na Prefeitura você consegue o Alvará de Funcionamento e a inscrição municipal. Aí é só cadastrar a empresa no INSS e pronto. Sua empresa está registrada.
Abrir uma empresa de marketing direto ou marketing digital com o suporte de uma contabilidade é muito mais fácil
Nós sabemos que você já domina a parte do planejamento, mas você pode ter suporte qualificado com as questões específicas da abertura da sua empresa.
Deixe especialistas te orientarem sobre o regime tributário em que você vai pagar menos impostos e o melhor tipo de empresa para o seu caso.
Os especialistas da Soluzione Contábil podem te ajudar com todas essas definições e ainda fazer todo o processo de abertura para você.
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