abertura de empresa - passo a passo de como abrir uma empresa

Antes de iniciar o processo para abertura de empresa, eu gostaria de conversar com você alguns assuntos que acredito serem relevantes para o seu negócio.

Todavia, acredito que se já está definido em fazer o processo de abertura por ter um planejamento inicial ou simplesmente precisa abrir empresa para emitir nota como pessoa jurídica.  Abaixo, você já tem informações de como abrir um empresa.  Também pode solicitar um orçamento para assessoria mensal que inclui os serviços de contabilidade, assessoria fiscal, assessoria trabalhista e legal.

Nós iremos te ajudar entender a melhor forma para você abrir sua empresa de forma rápida e com planejamento de pagar o menor imposto possível.

Como faço para abrir uma empresa

Antes de abrir uma empresa, será necessário entender alguns aspectos importantes, para o pós processo de abertura da empresa, você conseguir gerir sua empresa de forma organizada e ter bastante sucesso.

Quando você procura um Contador, normalmente o foco é apenas apoio para ao processo nos órgãos públicos como junta comercial, Receita Federal, Prefeitura e demais órgãos necessários dependendo da atividade.

Mas o nosso propósito na Soluzione Contábil, vai um pouco além.. Nós sabemos que o empreendedor precisa de muito mais informações e conteúdos para ter sucesso.

Para isso, criamos um vídeo falando dos principais pontos que precisam ser observados antes de você empreendedor fazer a abertura do seu negócio.

Nosso papel na abertura da empresa e no Empreendedorismo Nacional.

Eu tenho acompanhado diversos estudos sobre desenvolvimento empresarial no Brasil e em alguns países no mundo.

Parece-me que o desafio é igual para todos e os principais pontos que afetam os empreendedores são bem comuns.

É claro que a burocracia brasileira e os impostos, tornam nosso desafio um pouco maior, mas temos muitas oportunidades que em outros países mais desenvolvidos não existem.

Entendendo esses desafios, nós criamos diversos conteúdos focados em reduzir a curva de aprendizado de nossos clientes e empresários em todo o Brasil.

Já passamos de mais de 35 milhões de visualizações em nossos conteúdos e com isso ajudamos desde o processo inicial, até detalhes de gestão que o novo empreendedor precisa entender para sobreviver em um mundo empresarial tão competitivo, onde mais de 50% das empresas fecham as portas nos primeiros 4 anos.

Abertura de Empresa - Soluzione Contabil

Planejamento para abrir uma empresa 

Você pode até perguntar: Altair, por que estamos falando de fechamento de empresa  se  o tema desse artigo é o processo de abrir empresa? Infelizmente no Brasil ainda mais de 50% das empresas quebram em 4 anos, e parte desses fechamentos, são motivados pela falta de planejamento inicial. É por isso, que falamos no tema ainda no processo inicial.

1 – Falta de Planejamento Inicial

Nós sabemos que muitos acabam abrindo empresa por impulso ou por necessidade sem o devido planejamento inicial. Essa falta de planejamento é um dos pilares da mortalidade das empresas no Brasil.

Atuar em um segmento que você não conhece bem os assuntos relevantes do seu publico alvo, é como entrar em uma selva sem um guia e sem uma arma para se defender, o risco de se perder no caminho ou morrer por ataque de um animal selvagem é muito grande.

Agora se buscar ajuda de quem conhece aquele local e se preparar para eventuais ataques, mesmo correndo riscos, a chance de sair algo errado é bem menor.

Essa analogia ficar clara e exemplifica porque as empresas precisam sim de um planejamento inicial.

Quando falo de planejamento inicial para abrir a empresa, não falo de um complexo plano de negócios, mas falo de planejar no mínimo questões vitais como o capital de giro de necessário, estratégias de captação de clientes e relacionamento com seus futuros clientes.

2 – Falta de Gestão Empresarial Eficiente

Um das coisas que ao abrir a empresa o empreender precisa pensar é como ele vai gerir o seu negócio. Pensar que em uma empresa já estruturada, nós temos vários setores que convergem para o resultado final da empresa.

Setores como Contabilidade, Finanças, RH, Expedição, Compras, Vendas, Pós Venda, Marketing e por aí vai.. Agora vamos voltar e pensar em você. Será que você está preparado (a) para exercer todas essas funções?

Quando pensamos em prestadores de serviços, isso  é mais preocupante, pois normalmente temos mais pessoas focadas na execução  técnica do que em gestão.

Isso acontece muito com Contadores, Médicos, Advogados, Psicólogos, entre outras profissões que a base é o conhecimento técnico.

E por isso, algumas pessoas não conseguem gerir sua empresa e acabam quebrando. Nós até gravamos um série de vídeos sobre os Gargalos que impedem sua empresa de crescer  e um deles, pode ser você. Veja abaixo.

3 – Mentalidade do Empreendedor

De acordo a Pesquisa de Mortalidade de empresas do SEBRAE-SP, a falta de planejamento inicial antes de abrir empresa e a falta de gestão qualificada, junta-se a mentalidade do empreendedor para formar o tripé das principais causas de insucesso dos novos empreendedores.

Mudar a mentalidade se torna um dos principais desafios do empreendedor, pois requer esforço pessoal para vencer as principais crenças limitantes que absorvemos em toda nossa vida.

Nós gravamos um vídeo falando do empreendedor Tomé, aquele que precisa ver para crer. Abaixo você pode assistir o vídeo para entender o conceito, mas basicamente é a dificuldade de correr risco e a procrastinação  na tomada de decisão vital ao seu negócio.

É Necessário você criar uma mentalidade de superação, pois para quem começa sem muitos recursos no momento de montar seu negócio, tende a passar momentos de grandes desafios e, para isso, precisa está bastante determinado.

Os 5 Principais Desafios para abertura de empresa

Em resumo, para abrir uma empresa e ter sucesso, você precisa se preocupar com 5 principais aspectos que podem garantir seu sucesso ou determinar seu fracasso.

1º Passo – Conhecimento na área de atuação:

Se sua estrutura societária não contar com pessoas que tenham conhecimentos em sua atividade empresarial, você precisa buscar esse conhecimento.

Principalmente na prestação de serviços, pois ficar dependendo apenas de funcionários, pode fragilizar seu negócio nos primeiros anos.

2º Passo  – Capital de Giro Inicial

No momento de abrir sua empresa, você precisa definir muito bem o capital inicial necessário. Tem um estudo sobre mortalidade de empresas, que aponta que 20%  das empresas já nascem mortas por falta de recursos financeiros.  Até gravei um vídeo sobre o tema que você pode assistir em 20% das empresas já abrem as portas mortas.

3º Criação de Equipe Necessária

Nos primeiros anos do seu negócio, você vai precisar desenvolver uma grande habilidade de relacionamento interpessoal com foco em pessoas. Uma dica essencial é você contratar com foco no perfil, não avalie as pessoas apenas pelas questões técnicas. O mais vital para o sucesso da sua empresa é a parte comportamental e o comprometimento, isso sim vai fazer as pessoas alinhadas ao seu propósito, gerar um excelente resultado.

4º Mentalidade do Empreendedor

Sabia que um dos principais gargalos do crescimento da sua empresa pode ser você? Isso mesmo, todos nós carregamos crenças e paradigmas que moldam nosso comportamento durante nossa trajetória e nem sempre, esses comportamentos e habilidades são os que precisamos para ter sucesso.

Uma dica: Procure se reunir-se e acompanhar empreendedores que já estão empreendendo a mais tempo e podem reduzir sua curva de aprendizado.

5º O Papel do Contador na abertura de empresa

Tenho acompanhado milhares de empreendedores no momento da abertura de da empresa e tenho certeza que sei da importância da orientação de um contador. Não tente economizar na consultoria e orientação de um profissional capacitado. Já aconteceu uma vez, que no processo de abertura eu salvei um empreendedor de perder R$ 400.000,00.  Veja o vídeo aqui.

Essa consultoria  é extremamente necessária para as questões tributárias. Tem empreendedor que inicia enquadrando a empresa em regime tributário errado e pagando impostos desnecessários.   Consulte sempre um contador

Sobre o Processo para abrir sua empresa

A Soluzione  conduz o processo de abertura de empresa por meio da “área de legalizações”, com informações on-line passo a passo, desde a coleta de informações e documentação necessária ao processo até a emissão da primeira nota fiscal.

Realizamos todo o processo / Organização Societária através de estudos de viabilidade para determinar a estrutura societária mais adequada, sempre com foco na economia tributária.

Documentação Necessária:

2 cópias autenticadas do RG, CPF,
Comprovantes de Residência dos Sócios,
1 cópia simples do IPTU,
1 cópia autenticada do Contrato de Locação, se for o caso.

Órgãos de Registro: JUCESP, Cartório, Receita Federal do Brasil, Secretaria da Fazenda de SP, INSS, FGTS, Prefeitura de São Paulo e Sindicato de Classe.

Tipos de empresa para abrir

Você tem vários tipos de empresa para abrir. Nós chamamos de natureza jurídica. É importante você escolher o tipo que mais tem a ver com seu modelo de negócio.

A mais usada atualmente é a sociedade limitada unipessoal, pois tema a mesma segurança da sociedade empresária limitada, mas é composta apenas por um sócio.

As mais utilizadas pelos empresários são:

Sociedade simples limitada;

Sociedade empresária limitada;

Empresa Individual

Sociedade limitada unipessoal

EIRELI – Empresa individual de responsabilidade individual

Nós preparamos para você que pretende abrir empresa e não tem sócio, o guia da empresa individual de responsabilidade limitada EIRELI. Esse conteúdo tem como objetivo principal, abordar todos os assuntos relacionados ao tema. Também falamos da abertura da EIRELI para médicos e profissionais da saúde e para sociedade de advogados que na verdade é a sociedade unipessoal de advocacia.

Mas devido ao aporte de capital social necessário, 100 salários mínimos, a melhor natureza jurídica para você abrir é a sociedade limitada unipessoal.

A Importância da contabilidade para seu negócio

Sabemos que para sua empresa ter sucesso no seu mercado de atuação, precisa ser competitiva. Para gerir uma empresa, você precisa de ter controle sobre os números e saber gerir de forma eficiente através dos números gerados pela contabilidade.

A Soluzione contábil, é um escritório de contabilidade em SP que atende de forma eficiente seus clientes. Sempre focada em entregar o que tem de melhor em serviços contábeis para as médicas e pequenas empresas.