Abrir empresa de arquitetura é o sonho de milhares de arquitetos e estudantes de arquitetura no Brasil.
Empreender é um desafio em qualquer área, mas conhecendo o mercado e se antecipando aos desafios, o arquiteto com certeza terá muito sucesso em sua empreitada.
Para que o arquiteto possa se preparar, é essencial sempre começar pelo planejamento, conhecer as questões específicas de sua área, como mercado e clientes.
Se você quer abrir uma empresa de arquitetura, então esse conteúdo é para você. Vamos falar sobre o planejamento, como pagar menos impostos e todo o processo de abertura. Confira!
O mercado brasileiro de arquitetura e urbanismo
De acordo com o anuário de 2019 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), mais de 1.700 empresas de arquitetura e urbanismo foram abertas em 2018.
Ainda de acordo com o anuário, há quase 24 mil empresas na área, sendo que mais de 25% estão localizadas em São Paulo e metade está entre São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Como se destacar em um cenário tão competitivo? Se cercando de informações sobre seu mercado, seus potenciais clientes e tudo o que for necessário para ter um negócio de sucesso.
Fazer um bom planejamento vai te ajudar a correr menos riscos e vai facilitar a elaboração do contrato social do seu negócio.
Para isso, você deve definir o modelo de negócio e prever os investimentos necessários e os resultados que você espera.
Os interesses e participações da sociedade são registrados nesse documento junto com informações de setor, modelo tributário, objetivo e atividades.
Conte com o apoio de um contador especializado para elaborar o contrato social. Pode ser que haja a necessidade de um advogado assinar o documento.
Atuar como Pessoa Jurídica ou abrir empresa de arquitetura?
O arquiteto pode tanto atuar como Pessoa Física quanto abrir empresa de arquitetura. As duas opções podem ser vantajosas dependendo do faturamento.
Atuar como Pessoa Física é indicado para quem tem baixo faturamento ou está começando sua atuação na área.
Recebendo até R$ 1.998,00 por mês, o arquiteto é isento de pagar imposto de renda. Passando desse valor, ele precisa começar a preencher o carnê-leão.
O profissional liberal vai ficar sujeito à tabela de Imposto de Renda para Pessoas Físicas, que pode chegar a 27,5% de toda a renda.
Para economizar com impostos, é melhor abrir empresa de arquitetura. Por ser uma profissão regulamentada, os arquitetos não podem ser MEI.
Por isso, o empreendedor precisa escolher entre os outros tipos de empresa: Empresário Individual, EIRELI, Sociedade Limitada Unipessoal ou sociedades.
O empreendedor também precisa escolher o regime tributário. As opções são: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.
A atividade, ou CNAE, registrada no seu CNPJ também vai influenciar no valor do seu imposto. O 7111-1/00 é o utilizado para serviços de arquitetura.
Um contador pode te ajudar com todas essas questões.
Passo a passo para abrir empresa de arquitetura
Os documentos do empreendedor ou sócios necessários para a abertura do seu escritório são os seguintes:
- Duas cópias autenticadas de RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- IPTU ou comprovante de locação do imóvel em que o escritório vai funcionar;
- Contrato Social.
Esses documentos são registrados na Junta Comercial ou no Cartório das Pessoas Jurídicas. Depois, você deve registrar na Receita Federal para obter o CNPJ.
Na Secretaria da Fazenda, você solicita a Inscrição Estadual e na Prefeitura, o Alvará de Funcionamento.
Então, é só fazer o registro de sua empresa no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e cadastrar sua empresa no INSS para recolher os tributos previdenciários.
Uma contabilidade especializada pode te ajudar a abrir uma empresa de sucesso!
A Soluzione é especializada em ajudar empreendedores que estão começando seus negócios a alcançarem o sucesso!
Nosso time de especialistas pode cuidar da abertura de sua empresa de arquitetura, fazendo inclusive o registro no CAU.
Te damos todo o suporte na emissão de notas fiscais e cuidamos da parte trabalhista, fiscal e contábil do seu negócio.
Atue com a segurança de ter seu negócio legalizado com a certeza de estar pagando o menor valor de impostos possível.
Fale com nossos consultores e deixe os especialistas da Soluzione ajudarem seu negócio a crescer!