Ecommerce pode ser MEI? Afinal, como abrir uma empresa de ecommerce para receber os ganhos na pessoa jurídica, já que como pessoa física paga-se muito imposto de renda pessoa jurídica?
Dúvidas dessa natureza são comuns entre empreendedores que buscam uma alternativa para legalizar suas atividades e ao mesmo tempo reduzir a carga tributária.
Se você deseja saber mais e esclarecer suas dúvidas, continue conosco até o final do artigo ou clique em um dos botões abaixo e fale com um contador especialista.
Ecommerce pode ser MEI?
Ecommerce pode ser MEI? Diante desse tipo de dúvidas, precisamos olhar para o tipo de mercadoria comercializada e o código CNAE utilizado pela loja virtual.
Diante disso, é importante esclarecer que o CNAE para ecommerce é o do produto a ser comercializado, sendo o mesmo utilizado no caso de loja física.
Logo, a maioria deles está presente na lista de ocupações permitidas para o MEI, e, portanto, salvo algumas exceções, e-commerce pode ser MEI.
Ecommerce pode ser MEI – Vale a pena abrir um Microempreendedor Individual?
É possível abrir MEI para ecommerce, mas será que de fato vale a pena abrir esse tipo de empresa para vender produtos na internet?
Normalmente, a resposta para esse tipo de pergunta é “Não”. Isso acontece, pois, o limite de faturamento do MEI é muito baixo (apenas R$ 81 mil por ano), e além disso, a contratação de funcionários é limitada a um único colaborador.
No entanto, a boa notícia para você que deseja empreender no mercado digital e vender seus produtos na internet, é que, existem outras opções interessantes em tipos de CNPJ.
Como abrir uma empresa para ecommerce?
Para abrir uma empresa com o objetivo de montar ou legalizar uma loja virtual, siga as orientações do passo a passo abaixo:
1.Contrate uma contabilidade especializada em e-commerce: Um contador especialista em ecommerce MEI poderá abrir o seu CNPJ, manter todas as suas obrigações em dia e lhe ajudar a obter uma importante economia no pagamento de impostos.
2.Escolha o tipo de empresa e separe os documentos necessários: Na sequência, você precisará separar alguns documentos básicos, como RG, CPF e comprovante de endereço, bem como, escolher o tipo de empresa mais adequado para os seus objetivos.
Dentre as opções, podemos destacar:
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Para quem deseja abrir uma empresa sem sócios.
- Sociedade Empresária Limitada: Para quem deseja abrir uma empresa em sociedade com outras pessoas.
3.Aguarde o processo de abertura de empresa: Por fim, é só aguardar alguns dias, enquanto providenciamos o CNPJ e os demais documentos para legalização do seu e-commerce.
Agora, se você já tem um e-commerce e deseja migrar de MEI para ME (Microempresa), basta solicitar o desenquadramento
Para saber mais sobre abertura de CNPJ para ecommerce, desenquadramento do MEI ou redução de impostos, clique em um dos botões abaixo e fale com um contador especialista.