Como precificar produtos e serviços?

Como precificar produtos e serviços - imagem de empresária precificando seus produtos
O QUE VOCÊ VAI CONHECER NESSE CONTEÚDO?

Como precificar produtos e serviços? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários e empreendedores de diferentes setores. 

Na prática, isso acontece, pois, erros de precificação podem gerar prejuízos ou prejudicar a competitividade da empresa no mercado.

Sabendo disso, a Soluzione Contábil decidiu preparar um conteúdo completo, onde nós vamos falar sobre a importância da precificação e apresentar orientações para que você saiba como precificar produtos e serviços de forma assertiva.

Para saber mais e conferir o que a nossa equipe separou para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

O que é precificação de produtos e serviços?

A precificação de produtos e serviços é o processo de determinar o preço pelo qual um produto ou serviço será oferecido aos clientes. 

Na prática, isso envolve uma análise cuidadosa de alguns fatores importantes, dentre eles os custos de aquisição ou execução, concorrência, demanda do mercado, valor percebido pelo cliente e objetivos de lucro da empresa.

No entanto, a precificação de serviços e produtos é o ponto-chave para que sua empresa tenha lucratividade e possa ter saúde financeira para vencer as adversidades que todo negócio enfrenta, principalmente quando falamos de gestão financeira, crescimento e despesas trabalhistas.

Qual a importância da correta precificação de produtos e serviços?

A correta precificação de produtos e serviços é de extrema importância por várias razões, dentre as quais, podemos destacar:

  • Maximização de lucros: Uma precificação adequada permite que a empresa maximize os seus lucros, garantindo que o preço de venda cubra todos os custos de produção, e ainda gere uma margem de lucro satisfatória.
  • Competitividade: Uma precificação eficaz ajuda a empresa a manter-se competitiva no mercado. Preços muito altos podem afastar clientes que estão em busca de alternativas mais acessíveis, enquanto preços muito baixos podem comprometer a lucratividade e a percepção de valor da marca.
  • Percepção de valor: O preço de um produto ou serviço pode influenciar a percepção de valor pelos clientes. Uma precificação correta pode comunicar qualidade e exclusividade, o que pode aumentar a disposição dos clientes para pagar pelo produto ou serviço.
  • Gerenciamento de estoques: Uma precificação assertiva pode contribuir para a gestão de estoques, garantindo que os produtos sejam vendidos no tempo certo, evitando acúmulo de estoque que podem levar a custos adicionais de armazenamento.
  • Sustentabilidade financeira: Uma precificação adequada é essencial para cobrir todos os custos e gerar o lucro necessário para garantir a sustentabilidade financeira da empresa a longo prazo.
  • Reinvestimento e crescimento: Uma precificação eficaz pode gerar receitas suficientes para reinvestir no negócio, permitindo o crescimento e a expansão da empresa ao longo do tempo.

Diante de todos os itens citados, não tenha dúvidas, precificar produtos e serviços de forma assertiva é fundamental para os resultados do negócio.

Dicas para precificar produtos e serviços corretamente

Precificar produtos e serviços é algo que envolve uma série de passos que são importantes para garantir que o preço final seja justo, competitivo e capaz de gerar lucro para o negócio. 

Diante disso, confira uma série de dicas e pontos de observação que você precisa levar em consideração:

1.Conheça seus custos: 

  • Liste todos os custos associados à aquisição de produtos junto a fornecedores ou execução dos serviços que a sua empresa presta, sem deixar de lado, os custos indiretos, como despesas operacionais, impostos, etc.

2.Defina sua margem de lucro: 

  • Determine a margem de lucro que você deseja obter sobre cada produto vendido ou serviço prestado.

3.Pesquisa de mercado: 

  • Analise os preços que estão sendo praticados pelos concorrentes para produtos e serviços similares, a fim de garantir que a sua empresa esteja praticando preços competitivos.

4.Avalie o valor percebido pelo cliente: 

  • Considere o valor percebido pelo cliente ao determinar o preço. Isso inclui fatores como qualidade, exclusividade, conveniência e benefícios percebidos pelo cliente em relação ao produto/serviço.

5.Calcule o preço de venda: 

  • Usando as informações coletadas nos passos anteriores, calcule o preço de venda do seu produto/serviço, adicionando a margem de lucro desejada ao custo total.

6.Teste e ajuste: 

  • Teste preços mais altos e mais baixos para observar como o mercado responde. Se necessário, faça ajustes no preço com base no feedback dos clientes e no desempenho das vendas.

7.Acompanhe e atualize os preços: 

  • A precificação não é um processo estático. Partindo disso, acompanhe regularmente o desempenho das vendas, o feedback dos clientes e as mudanças no mercado e faça ajustes na estratégia de precificação conforme necessário.

Como precificar produtos e serviços: exemplo práticos

Existem ao menos três fórmulas diferentes que podemos utilizar para encontrar o preço de venda de um produto ou serviço. São elas:

  • Margem sobre o custo;
  • Markup;
  • Margem de contribuição.

Margem sobre o custo

Neste método, basta calcular o custo final do produto ou serviço e adicionar a margem de lucro desejada.

A fórmula utilizada é a seguinte:

Margem sobre o custo = Valor do produto + lucro da empresa em número real.

Imagine que você vende uma calça cujo custo total é de R$ 50,00 e deseja obter um lucro de 100% sobre a venda de cada unidade.

Logo, teríamos:

Margem sobre o custo = R$ 50 + R$ 50 (100% do valor do custo)

Preço de venda: R$ 100,00

Markup

Por sua vez, para precificar produtos e serviços com base na técnica do markup, precisamos utilizar a seguinte fórmula:

Markup = 100 ÷ [100 – (despesas variáveis + despesas fixas + margem de lucro)]

Voltando ao exemplo da calça, imagine que o custo da mercadoria é de R$ 50,00, suas despesas fixas são de 10% sobre a venda e as variáveis de 7%. Além disso, considere que você deseja um lucro de 20%.

Sendo assim, o cálculo seria o seguinte:

100 ÷ [100 – (7 + 10 + 20)

100 ÷ [100 – 37]

100 ÷ 63

Markup = 1,59

Preço de venda = Markup x Custo da mercadoria

Preço de venda = 1,59 x 50

Preço de venda = R$ 79,37

Margem de contribuição

Por fim, a fórmula para precificar produtos e serviços pelo método da margem de contribuição é a seguinte:

Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)

Agora vamos considerar novamente que você deseja vender uma geladeira, cujo custo total é de R$ 2.000 e sobre a venda, você deseja lucrar 1.500,00.

Neste caso, temos o seguinte:

R$ 1.500,00 = Valor das vendas – R$ 2.000,00

Valor das vendas = R$ 2.000 + 1.500,00

Valor das vendas = R$ 3.500,00

Como ter uma empresa lucrativa e que pague o menor imposto?

Pagar o menor imposto é a meta de qualquer empresário que já teve um DARF para pagar e se assustou com os mais de 3, 4 ou mais dígitos, e sabe o quanto isso é desafiador.

Porém, enquanto o ideal é pagar o mínimo de tributação, onde a maioria opta pelo Simples Nacional ou MEI, já no caso da lucratividade é o inverso.

O empresário quer ter o máximo de lucro possível, e isso tem muito a ver com o conhecimento de como precificar seus produtos e serviços.

Para ambas a situações, contar com o planejamento tributário e o amplo conhecimento de um escritório de contabilidade, é mais do necessário para a saúde e vitalidade da sua empresa.

Adquirir conhecimento é sempre muito importante para seu crescimento e o da sua empresa, mas contar com profissionais qualificados para ter o apoio necessário que o seu negócio precisa, é essencial.

Para mais dicas que podem contribuir para a gestão e os resultados do seu negócio, continue acompanhando os conteúdos do nosso blog.

Agora, se você busca uma assessoria contábil que lhe ajude a organizar a gestão financeira do seu negócio, reduzir impostos e aumentar seus lucros, clique no botão abaixo e entre em contato conosco!

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