Qual a importância que a contabilidade financeira tem para uma empresa? O que é, como utilizar e quais são os seus benefícios? Esse é um tema que vai interessar a todos os empreendedores que querem progredir, porque a assessoria contábil financeira pode funcionar como um diferencial da empresa, fornecendo importantes informações para a tomada de decisões.
A contabilidade financeira avalia a saúde das finanças de uma empresa, e esse princípio é suficiente para entender sua importância. Mas como usá-la na gestão da empresa? Quais as respostas que ela traz para o empreendedor? É o que você vai saber ao ler este conteúdo até o final.
O que é e como surgiu a contabilidade
A contabilidade existe desde quando o homem deixou de ser nômade, ainda nos tempos das cavernas, quando fixado em um determinado lugar precisava contabilizar o tempo de duração da caça e da colheita. Isso significa dizer que a necessidade e a prática de contar nasceram juntas da propriedade privada e, claro, do desenvolvimento da vida comunitária e da própria economia.
Há registros riquíssimos da atividade contábil há seis mil anos antes de Cristo, com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a usar o conceito de valor monetário. Há 200 anos antes de Cristo, Roma, por sua vez, já fazia registros de despesas, rendas, lucros, salários e perdas. Na própria Bíblia há diversos relatos sobre controle contábil, como, por exemplo, o inventário dos bens e das rendas de Salomão, no Velho Testamento.
No Brasil, a atividade contábil aportou com a Família Real Portuguesa. No entanto, um dos grandes marcos da contabilidade, como ciência, é o surgimento do American Institut of Certield Public Accountants, nos Estados Unidos, em 1887, ao mesmo tempo em que a atividade ganhava o mundo empresarial, se tornando imprescindível e alcançando, em seguida, as universidades e o mundo acadêmico. Desde então, é simplesmente impossível imaginar um negócio sem todo o suporte que a atividade oferece.
O que é e para o que serve?
Mas o que é e para que serve exatamente? Qual sua importância? As funções dessa ciência são muito maiores do que o mero controle fiscal de um negócio ou uma entidade. Trata-se do conjunto de análises contábeis, financeiras, gerenciais, fiscais, tributárias e empresariais que se consolida em informações extremamente relevantes sobre o negócio, apoiando a tomada de decisões.
Por meio da prática contábil, é possível enxergar a empresa com profundeza e exatidão, ou seja, funciona como um verdadeiro raio-x de sua saúde financeira. Afinal, os números combinados vão muito além, revelando as variações quantitativas e qualitativas de um patrimônio (empresarial ou pessoal). Ou seja, por meio de relatórios e gráficos, a ciência contábil ajuda na tomada de decisões porque oferece um panorama real da situação financeira analisada.
O trabalho contábil é fundamental na gestão de uma empresa ao registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar toda a sua movimentação de entrada e saída de recursos, seja eles quais forem. Em resumo, é controle e planejamento.
Entre outras, as áreas de atuação do contador são:
- Auditoria;
- Perícia contábil;
- Análise financeira e econômica;
- Assessoria contábil, tributária, fiscal, financeira e empresarial;
- Contabilidade social.
O que é contabilidade financeira?
A contabilidade financeira avalia a saúde das finanças de uma empresa, principalmente com ferramentas como o balanço patrimonial, do demonstrativo de resultados de exercício e do demonstrativo de fluxo de caixa. Ela analisa um tempo determinado para chegar a demonstração de como a empresa se encontra no momento.
É possível fazer comparações sobre posição financeira, rentabilidade e o desempenho do empreendimento diante de determinados períodos. São informações valiosas para se tomar decisões gerenciais e analisar os resultados diante do próprio rendimento do negócio. Por que no período x a empresa foi mais lucrativa do que no período y? O que preciso fazer para alcançar um lucro tão bom quanto aquele registrado anteriormente? A contabilidade financeira busca estas respostas.
O balanço patrimonial controla custos e acompanha o patrimônio empresarial. Por meio dele, é possível notar a evolução da empresa em intervalos de tempo. Além de entender o momento financeiro da empesa, podemos descobrir onde e como os recursos estão aplicados, a capacidade de geração de caixa, endividamento e lucratividade, entre outras informações relevantes.
O demonstrativo de resultados de exercícios (DRE) apresenta as atividades operacionais e não operacionais da empresa e indica se há ou não lucro. Embora seja produzido anualmente por questões legais, pode ser elaborado mensalmente pela contabilidade gerencial para análise de resultados. Por fim, o demonstrativo de fluxo de caixa (DFC) traz as entradas e saídas de dinheiro no caixa, na conta bancária e nas aplicações financeiras da empresa.
Algumas características da contabilidade financeira
- Trabalha com transações de natureza histórica, isto é, que já aconteceram;
- Considera apenas as transações monetárias;
- Trata-se de um requerimento legal, ou seja, é preciso ser realizada pelas empresas;
- Suas análises são fundamentais para a tomada de decisões:
- Funciona como um verdadeiro raio-x da saúde financeira da empresa.
Se a sua empresa é enquadrada no Simples Nacional, conte com o apoio de uma contabilidade especializada no Simples Nacional, assim como, conte com o apoio de uma contador especializado em empresas do Lucro Real para esse tipo de regime tributário, procedendo da mesma forma para o Lucro Presumido.
Contabilidade e finanças, um casal perfeito
Embora sejam conceitos diferentes, a contabilidade e a área de finanças se complementam: ambas estão ligadas a números, mas têm funções distintas. A contabilidade é analítica, mais voltada para o que já foi feito, enquanto que a área de finanças é objetiva, voltada para o presente e para o futuro.
Olhar para o passado para melhor projetar o futuro é o princípio de uma boa gestão contábil e financeira. Isso significa que uma complementa a outra, uma bebe na fonte da outra. Não dar a mesma atenção para uma ou outra é um erro Ao se descuidar da contabilidade, o empresário perde o controle de sua gestão. Ao deixar de olhar para as finanças, se desorganiza e perde a noção dos cenários futuros.
Ambas as áreas devem ser integradas, comandadas por um contador especializado. A empresa precisa de todas as informações contábeis e financeiras para saber como está e onde pode chegar.
A contabilidade gerencial
A assessoria contábil vai muito além da legalização de um negócio, do registro do que entra e do que sai da empresa, da geração de guias de imposto e da gestão de sua folha de pagamento. Disso – e dos benefícios que ela traz – você já bem sabe. A contabilidade gerencial, por exemplo, oferece informações cruciais para a tomada de decisões.
Por meio de planilhas, gráficos e relatórios, o contador pode apresentar ao empreendedor um raio-x de sua empresa, com números consolidados, comparados e projetados nos mais diversos cenários possíveis. Ela também é utilizada na projeção de tendências e ajuda a pensar o próprio futuro do empreendimento.
É hora de investir? Chegou o momento de ampliar o negócio? A contabilidade gerencial ajuda a responder a estas e outras perguntas importantes para o empreendedor. Esse ramo apura custos, projeta orçamentos, faz analises de desempenho, calcula pontos de equilíbrio, estuda os preços, permite planejamento tributário e financeiro e controla orçamentos, entre outros.
Contabilidade financeira X gerencial
Contabilidade financeira e gerencial são ramos diferentes e guardam particularidades entre si, embora ambos sejam fundamentais para qualquer gestão. Enquanto a primeira se preocupa especificamente com as informações financeiras, a segunda também registra as informações não financeiras da companhia. A assessoria contábil financeira trabalha com dados históricos e informações estritamente monetárias, enquanto a gerencial também analisa cenários futuros e faz uso de informações não monetárias.
Outra diferença importante é o momento de sua utilização: a financeira é realizada em períodos determinados, muitas vezes anualmente, enquanto a gerencial atua de acordo com as necessidades da administração, podendo ser utilizada até mesmo diariamente.
Ambas são muito relevantes para a gestão de um negócio e se complementam porque no final das contas a empresa só tem a ganhar por meio da transparência, do controle, do planejamento e da organização contábil.
O poder da contabilidade para a gestão de seu negócio
Esqueça-se da ideia de que a assessoria contábil serve apenas para cumprir com a legislação (ela é obrigatória para todas as empresa, a exceção das microempresas individuais – MEI), para gerar as guias de impostos, coordenar a folha de pagamento dos funcionários, gerar contracheques e registrar a movimentação financeira da firma. É tudo isso e muito mais – e põe mais nisso.
Um trabalho contábil profundo pode fazer toda a diferença e chega até a constituir um diferencial de uma empresa. Por meio de relatórios, gráficos, análises e cenários, a assessoria contábil oferece um panorama profundo da saúde financeira da empresa, apoiando na tomada de decisões.
Acredite: não existe sequer uma grande empresa no planeta, líder em seu segmento, que não tenha controles contábeis muito reforçados, com grandes investimentos nessa área. O controle e o planejamento são fundamentais para uma boa gestão, e é por meio da atividade contábil que se chega a eles. Não há como fazer uma boa gestão sem utilizar os números muito bem analisados.
O contador moderno atua como um conselheiro, participando ativamente do dia a dia da empresa. As grandes corporações, por exemplo, investem muito na área de controladoria justamente para alcançar os melhores resultados que a contabilidade pode trazer. Não basta contar, é preciso saber contar e saber analisar as contas.
Como nós cuidamos da contabilidade financeira da sua empresa
Apoiar o empreendedor em tudo o que ele precisa para trilhar o caminho do sucesso é a razão de existir da Soluzione Contábil. Essa é nossa expertise, por isso somos o maior apoio para microempresa e empresa de pequeno porte do brasil.
Oferecemos assessoria contábil, financeira, empresarial, fiscal, tributária, coach e treinamentos. Sabemos como transformar a contabilidade em um diferencial competitivo, e seu negócio só tem a lucrar com isso.
Fale com um de nossos especialistas, disponíveis em todo o Brasil. Quais são suas necessidades? Como podemos lhe ajudar? Juntos, vamos trabalhar pelo sucesso de seu empreendimento.