Produtor de conteúdo pode ser MEI? Como abrir uma empresa de produtor de conteúdo para receber os ganhos na pessoa jurídica?
Dúvidas dessa natureza são frequentes em meio a produtores de conteúdo que atuam como pessoa física, pagam muito imposto de renda, e precisam encontrar uma forma de reduzir a carga tributária.
Se você possui esse tipo de dúvida e deseja saber mais sobre o assunto, continue conosco até o final do artigo ou clique em um dos botões abaixo e fale com um contador especialista.
Produtor de conteúdo pode ser MEI?
Produtor de conteúdo pode ser MEI, desde que desenvolva atividades que estão presentes na lista de ocupações permitidas para o MEI.
Normalmente, os CNAEs para produtores de conteúdo são os seguintes:
- CNAE 4761-0/01 – Comércio varejista de livros (Na lista de atividades do MEI aparece como livreiro independente);
- CNAE 5811-5/00 – Edição de livros (Na lista de atividades do MEI aparece como editor de livros);
- CNAE 8599-6/04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial (Na lista de atividades do MEI aparece como instrutor de cursos gerenciais independente).
Produtor de conteúdo pode ser MEI – Vale a pena abrir um Microempreendedor Individual?
Você já sabe que é possível abrir MEI para produtor de conteúdo. Mas, afinal, será que essa é a melhor opção?
Geralmente, não, em função do limite de faturamento do MEI (que é de apenas R$ 81 mil por ano) e do limite para contratação de funcionário.
Diante disso, a boa notícia é que existem outras opções interessantes para você que deseja abrir o seu CNPJ.
Como abrir uma empresa para produtor de conteúdo?
Produtor de conteúdo pode abrir CNPJ MEI. No entanto, como essa nem sempre é uma boa opção, vamos apresentar um passo a passo explicando o que você precisa para abrir uma empresa em outra categoria.
1.Contrate uma contabilidade especializada em produtor de conteúdo: O contador especialista em MEI cuidará de todos os trâmites para abertura do seu CNPJ, esclarecerá suas dúvidas e lhe ajudará a pagar menos impostos.
2.Escolha o tipo de empresa e separe os documentos necessários: Na sequência, você precisará separar a documentação necessária para abertura do seu CNPJ, o que inclui:
- RG ou CNH;
- CPF;
- Comprovante de residência.
Além disso, será preciso escolher um tipo de empresa, como, por exemplo, a SLU (Sociedade Limitada Unipessoal), já que essa opção não exige sócios.
3.Aguarde a abertura do CNPJ: Por fim, você precisará aguardar alguns dias, enquanto providenciamos a emissão do seu CNPJ.
Deseja saber mais sobre o assunto, tirar outras dúvidas, abrir CNPJ para produtor de conteúdo ou solicitar o seu desenquadramento e migrar de MEI para ME (microempresa) com o suporte e a orientação de especialistas?
Se a sua resposta foi “Sim”, clique em um dos botões abaixo e fale com um dos nossos contadores.