Vale a pena ter um coprodutor para produção e lançamento de infoprodutos, como cursos online e ebooks? Como funciona a coprodução digital?
Sem dúvida alguma, esse é um assunto que costuma gerar muitas dúvidas no produtor digital, principalmente naqueles que estão no início de carreira.
Pensando nisso e com o propósito de esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, a Soluzione preparou um conteúdo completo.
Você também tem dúvidas sobre a atuação do co-produtor na Hotmart ou em outras plataformas?
Continue conosco para esclarecer suas dúvidas ao longo do conteúdo ou entre em contato com um contador especialista, clicando em um dos botões abaixo.
O que é e o que faz um coprodutor: vale a pena ter um coprodutor?
Para que você entenda se realmente vale a pena ter um coprodutor é importante entender o papel desse profissional em uma parceria de coprodução.
Profissionais que já atuaram no desenvolvimento e lançamento de produtos digitais, como cursos online, ebooks e mentorias sabem que não é fácil cuidar de tudo sozinho.
Não basta idealizar e produzir um produto, é necessário investir em tráfego e diversas ações de marketing para conquistar visibilidade, impulsionar as vendas e gerar bons resultados.
Se você pensa em produzir um curso online, por exemplo, certamente precisará do apoio de outros profissionais, seja para edição dos vídeos, seja para o desenvolvimento das campanhas de tráfego, marketing e lançamento.
Por sua vez, é exatamente nesse ponto que entram em ação as parcerias entre o infoprodutor e o cooprodutor.
São duas opções: Você pode assumir todos os riscos do infoproduto e contratar os profissionais com recursos próprios ou propor uma parceria e divisão dos lucros resultantes das vendas.
Certamente, a segunda opção pode ser muito vantajosa, uma vez que permite ao expert e infoprodutor dividir os lucros, mas também os riscos com o profissional que aceita parceria de coprodução.
Vale a pena ter um coprodutor: qual a importância de uma parceria de coprodução?
A parceria de coprodução Hotmart ou em outras plataformas de lançamentos digitais, como Eduzz e Monetizze por exemplo, pode ser um passo decisivo para levar um infoproduto ao sucesso.
Considere, por exemplo, que você seja um Expert em finanças e investimentos e pretende gravar um curso online sobre o assunto.
Devido ao interesse cada vez maior dos brasileiros pelo assunto, é muito provável que o seu curso encontre uma boa aceitação no mercado.
No entanto, você sabe que por melhor que seja o seu conteúdo, ele não ganhará escala e visibilidade sem boas estratégias de marketing e lançamento.
Sabendo disso, você tem um problema: Não entende nada sobre marketing e tráfego ou então, não tem tempo para cuidar dessa parte.
Qual seria a melhor solução: desistir do projeto ou contar com o apoio de um parceiro que aceite dividir tarefas e responsabilidades?
Sem dúvida alguma, a segunda alternativa é a melhor opção, não é mesmo?
Se você concorda com a afirmação acima, está começando a entender a importância das parcerias de coprodução para alavancar suas vendas.
Vale a pena ter um coprodutor: como funciona a relação entre lançador x especialista?
A relação entre o lançador (geralmente um gestor de tráfego ou agência de lançamentos) e o especialista (o produtor digital), é pautada na divisão de lucros sobre o resultado de vendas.
As partes devem combinar entre si a divisão de tarefas e o percentual de cada parte no lucro sobre as vendas.
Não existe uma regra, no entanto, em grupos no Facebook e fóruns especializados da internet, você pode encontrar o percentual de participação que vem sendo oferecido pelos infoprodutores aos co-produtores.
Uma vez definido o percentual de participação de cada parte, este deverá ser configurado na área administrativa da plataforma de vendas (Hotmart, Eduzz, Monetizze, dentre outras), para que a cada venda realizada, o rateio dos valores seja realizado de forma automática.
Vale a pena ter um coprodutor: Como ter segurança na parceria de coprodução?
Você já percebeu que vale a pena ter um coprodutor para dividir responsabilidades, riscos e alavancar as vendas, certo?
Diante disso, é importante esclarecer que para segurança de ambas as partes envolvidas, o acordo não deve ser firmado apenas no tradicional boca a boca ou troca de mensagens no WhatsApp.
Em situações como essa, o ideal é elaborar um contrato de coprodução, listando as responsabilidades e o percentual de participação de cada parte (infoprodutor e coprodutor).
Por fim, para receber validade jurídica e oferecer maior segurança o contrato deve ser assinado pelas partes e reconhecido em cartório.
É esse contrato de coprodução que vai dar segurança jurídica à agência de lançamentos ou gestor de tráfego e ao expert ou produtor digital, pois nele deverá constar todos os direitos e obrigações de cada um nessa parceria.
Sem o contrato de co-produção é possível que em pouco tempo haja desentendimentos entre as partes e essa parceria de coprodução que era para ter tanto sucesso se acabe.
Com o documento, o que foi acordado deve ser respeitado, podendo a parte que não quiser cumprir com o acordo ser penalizada.
Isso faz com quê cada um saiba o seu papel e a parceria no lançamento de infoprodutos dure todo o período combinado.
Que tipo de empresa abrir para parceria de co-produção?
É importante destacar que para celebrar uma parceria de co-produção, você não precisa abrir uma empresa em sociedade com o coprodutor.
Na maioria dos casos, o melhor caminho é constituir uma SPE – Sociedade de Propósito Específico.
As Sociedades de Propósito Específico é um tipo de instrumento jurídico que permite que duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas, no caso empresas, se reúnam em grupos para realização de um determinado negócio em específico.
Esse tipo de instrumento, permite que as empresas reúnam esforços, se tornem mais competitivas, melhorem a gestão financeira e dividam custos de forma totalmente legal perante o fisco.
Como regularizar a parceria de coprodução?
Você já sabe que vale a pena ter um coprodutor, certo? Sendo assim, é hora de contar com o apoio e assessoria de especialistas para abrir um CNPJ e regularizar sua parceria de coprodução.
Conheça a Soluzione, uma contabilidade especializada em negócios digitais, incluindo infoprodutos, parcerias de coprodução e lançamentos digitais.
Conte com um contador especializado e dedicado para:
- Abrir uma SPE – Sociedade de Propósito Específico;
- Legalização e abertura de empresa;
- Gestão contábil e financeira;
- Gestão fiscal, tributária e trabalhista;
- Entrega de obrigações acessórias;
- Dentre outras obrigações importantes.
Com o apoio de profissionais especializados, você regulariza suas parcerias de coprodução perante o fisco, mantém a contabilidade da sua parceira de coprodução em dia, paga menos impostos, aumenta os seus lucros e evita dor de cabeça.
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