Quer ganhar ainda mais dinheiro como influenciador digital? Então, você precisa conhecer suas obrigações, como a tributação para influencer digital.
Os influenciadores conseguem grandes faturamentos com patrocínios, divulgações e parcerias com empresas que querem investir no marketing de influência.
Porém, poucos influenciadores conhecem suas obrigações legais como o pagamento de impostos, por exemplo.
A boa notícia é que tem como pagar um valor baixo de impostos dentro da lei, e isso pode ser garantido com a parceria de uma assessoria contábil especializada em influenciadores digitais.
Não corra o risco de ter que devolver o seu faturamento na forma de multas para a Receita Federal. Conheça a tributação para influencer digital neste texto.
Os maiores influenciadores do Brasil e quanto eles faturam
O Instituto QualiBest e a Spark, que são referência em marketing de influência, fizeram um estudo mostrando os principais influenciadores digitais do Brasil.
Whindersson Nunes, Carlinhos Maia, Felipe Neto, Nathalia Arcuri e Mari Maria estão no top 5 de influenciadores nacionais.
O estudo também mostra que o fato dos posts serem patrocinados não diminui a interação nem a credibilidade dos influenciadores.
Os influenciadores foram considerados como fonte de informação pelos participantes do estudo, sendo que 56% das pessoas os seguem pelas opiniões, recomendações de produtos e serviços que eles dão.
Ou seja, o trabalho dos influenciadores digitais é realmente relevante para o público e há muito espaço de atuação, inclusive para nichos específicos, como é o caso da Nathalia Arcuri, que fala de finanças.
Influenciadores podem atuar em nichos, e o digital influencer que se conecta com um público tão específico pode gerar engajamento, com cliques, comentários e todas as formas de interação.
Isso tudo impacta diretamente no valor que o influenciador digital pode receber por suas ações nas plataformas digitais.
Normalmente, o valor que um digital influencer recebe para uma publicação está de acordo com a quantidade de seguidores que ele tem. Confira:
- Micro influenciadores têm até 20 mil seguidores e faturam até R$ 15 mil mensais;
- Médios influenciadores têm entre 20 mil e 200 mil seguidores e faturam até R$ 30 mil por mês;
- Macro influenciadores têm entre 200 mil e 1 milhão de seguidores e têm ganhos mensais de R$ 100 mil, em média;
- Mega influenciadores possuem mais de 1 milhão de seguidores e têm até R$ 500 mil de faturamento todos os meses.
Por que se preocupar com a tributação para influencer digital?
Esta é uma atividade nova e as definições a respeito das obrigações dos influencers digitais ainda deixam dúvidas, mas isso não significa que o influenciador não tenha obrigações legais.
Os valores recebidos pelo trabalho do influenciador são sujeitos a tributação, e ele pode optar por tributar como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.
Como Pessoa Física, o influencer precisa recolher o Imposto de Renda por meio do Carnê-Leão, cuja alíquota pode chegar até 27,5%.
Se o influenciador digital optar por abrir uma empresa, precisará recolher o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, CSLL, PIS, COFINS e ISS.
Apesar de aparentar ter mais quantidade de tributos a serem pagos, isso não significa que o valor será mais alto.
Na verdade, optando pelo Simples Nacional, a alíquota de impostos começa em 6%.
De acordo com o Anexo III da tabela, a empresa que fatura até R$ 180.000,00 por ano tem a alíquota de 6% e o valor a deduzir é zerado.
Por isso, o empreendedor digital sempre precisa analisar a opção mais vantajosa. Um contador especializado no atendimento ao mercado digital pode te ajudar com essa análise.
A atividade no CNPJ influencia na tributação para influencer digital
O digital influencer pode atuar de várias formas: como youtuber, afiliado, infoprodutor, instagrammer, tendo seu e-commerce, e muitas outras maneiras.
É necessário sempre prestar atenção nas atividades registradas no seu CNPJ. Primeiro porque tudo o que você faz deve estar no seu CNPJ e segundo porque cada atividade tem uma regra tributária.
Por exemplo, se o influenciador faz a venda de um e-book, ele pode ficar isento de pagar o ICMS, PIS e COFINS, dependendo do regime tributário.
Mas, para isso, você precisa ter em seu CNPJ o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 5811-5/00, de Edição de livros, ou o CNAE 4761-0/01, de Comércio varejista de livros.
Se o influencer trabalha com mentoria, deve usar o CNAE 8599-6/04, de treinamento e desenvolvimento.
Agora, se tiver um e-commerce, a atividade é a do produto vendido. Se for roupa, por exemplo, o CNAE é o 4781-4/00, de Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.
Como fica o influenciador que também é youtuber?
Quando um influenciador tem um canal no YouTube que já é monetizado, precisa seguir as regras tributárias de recebimentos do exterior.
Os pagamentos são recebidos por meio do Google AdSense, e é necessário fazer um cadastro de câmbio em seu banco e cadastrar códigos internacionais na conta do AdSense.
A conversão de dólar em real é feita no próprio banco e o youtuber recebe o valor em que o dólar estiver cotado no dia.
O empreendedor precisa declarar esses recebimentos do exterior em sua declaração de imposto de renda e pagar os impostos de todo o valor recebido, de acordo com a alíquota de seu regime tributário.
Reduza sua tributação para influencer digital com a ajuda de especialistas
Com o apoio de uma contabilidade especializada no mercado digital, o influenciador pode ficar tranquilo sabendo que está atuando conforme manda a legislação.
Os contadores cuidarão de atualizar as atividades em seu CNPJ, indicar o melhor regime tributário ou tipo de empresa para garantir que o influenciador digital sempre pague o menor imposto possível de forma legal.
Na Soluzione Contábil, você encontra especialistas que vão analisar a realidade de sua atuação e indicar os melhores caminhos para o crescimento do seu negócio.
Quer saber como garantir que seu negócio sempre tenha a menor tributação para influencer digital possível dentro da lei?
É muito fácil. Fale com os consultores da Soluzione Contábil agora mesmo e deixe que especialistas cuidem de sua empresa digital.