Quanto custa abrir um restaurante? Saiba no que é preciso investir!

A crise econômica que atingiu o Brasil fez com que muitas pessoas fossem demitidas. Por outro lado, fez crescer o empreendedorismo no país, e se tem um segmento que vem crescendo, mesmo em tempos difíceis, é o alimentício, caracterizado pela presença de restaurantes. Mas, afinal de contas, quanto custa abrir um restaurante?

Muita gente tem dúvidas sobre o passo a passo para abrir um restaurante, mas a verdade é que não é algo tão misterioso assim. E, para provar isso, te ajudaremos a entender quanto custa abrir um restaurante, para que você saiba no que precisa investir.

Quanto custa abrir um restaurante?

Como em qualquer outro negócio, é preciso organização, e com um restaurante não seria diferente. No momento em que uma pessoa decide que quer abrir um restaurante, ela deve se sentar e começar a anotar todos os itens que precisa eliminar da lista para conseguir abrir seu restaurante de fato.

Aluguel

Você precisará alugar um espaço, porque, afinal de contas, o restaurante não pode funcionar na sua casa, não é mesmo? Sendo assim, o aluguel já será um gasto para a conta, e é preciso pensar também no tamanho do restaurante, que é o que determinará o tamanho do ponto a ser alugado, e pode influenciar também no valor do aluguel.

Utensílios

Um restaurante precisa conter mesas, cadeiras, toalhas de mesa, pratos, talheres, copos e afins, tudo de forma uniforme, ou seja, igual. Isso quer dizer que você vai precisar comprá-los, e, de preferência, que sejam de qualidade e por um preço em conta.

Isso sem falar nas panelas, formas, grelhas e tudo mais o que é necessário dentro da cozinha de um restaurante, portanto, esses gastos também estão no topo da lista.

Funcionários

Não é possível trabalhar em um restaurante sozinho. Isso porque, por mais que você seja multi-tarefas, jamais conseguiria cozinhar, atender os clientes, ficar no caixa e cuidar da limpeza ao mesmo tempo.

Isso quer dizer que você precisaria contratar os serviços de uma equipe, para que seus clientes sejam bem atendidos e tenham uma boa experiência quando vierem ao seu restaurante.

Essa equipe deve conter cozinheiros, assistentes de cozinha, faxineiros, uma pessoa para cuidar do caixa, se você não puder, e garçons. Ou seja, você terá que pagar salários, férias, décimo terceiro e tudo mais. Por isso, já coloque uma estimativa desses cálculos na conta também.

Alimentos

Por último, um restaurante não pode funcionar se não houver comida para servir, certo? Nesse caso, é preciso comprar os alimentos, ainda que para o dia de inauguração.

Pense no cardápio do dia, elabore os pratos, e somente aí saia para comprar tudo o que você precisa, a fim de evitar o desperdício que envolve a comida e também o seu dinheiro. Além disso, nada de comprar o mais barato por uma qualidade inferior. É importante investir em qualidade.

Se você queria saber quanto custa abrir um restaurante, agora já tem uma base. Faça suas contas e veja o que é preciso para começar o seu!

Confira mais dicas para montar o seu restaurante!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Soluzione!

Será um prazer atendê-lo.

Sucesso e até breve!