O Marketing para Médicos e a Ética do CFM

O CFM (Conselho Federal de Medicina) estabelece algumas regras para a atuação dos profissionais da área da saúde, inclusive com relação ao marketing para médicos. Para que o médico possa divulgar sua atuação e seu consultório, portanto, é necessário elaborar uma estratégia de marketing bem definida, dentro das regras estabelecidas pelo CFM.

Na área de saúde é preciso muita atenção com relação ao marketing para médicos, para que a divulgação não possa prejudicar a imagem do profissional, trabalhando com elementos que possam assegurar a credibilidade do profissional.

Como elaborar uma estratégia de marketing para médicos sem ferir a ética do CFM?

A primeira coisa que o médico empreendedor deve ter em mente é que não pode divulgar campanhas em que não estiver devidamente identificado como o responsável. O registro deve ser colocado em toda e qualquer informação a ser divulgada.

A partir das recomendações do CFM, no marketing para médicos, o profissional em seus conteúdos deve evitar o uso de expressões que possam sugerir superioridade em relação a outros profissionais, ou seja, termos ou expressões como “o melhor” ou “só nossa clínica oferece” não são permitidos.

Da mesma forma, o médico nunca pode garantir resultados em suas práticas. Como médico, ele é humano e só pode garantir seu comprometimento com um tratamento, nunca com os resultados.

Em questões de saúde, o médico sabe que boa parte dos resultados depende de sua atuação, devendo guiar um tratamento com base nos conhecimentos adquiridos e nas pesquisas necessárias, mas ele, como médico, não pode garantir que tudo seja efetivo.

Em suas estratégias de marketing para médicos, o empreendedor da área da saúde também não deve usar imagens de celebridades, mesmo que tenham sido suas clientes, assim como não pode apresentar diagnósticos possíveis antes de uma consulta médica completa.

Outro ponto importante no marketing para médicos é evitar a autopromoção. O objetivo do médico deve ser informar e, se quiser, pode usar a estratégia da informação para captar novos clientes.

Em suas táticas de marketing, o médico também deve tomar muito cuidado com o que posta em redes sociais. Tentar captar clientes de forma direta é contra a ética médica. O CFM permite que o médico trabalhe com marketing de conteúdo, mostrando seus conhecimentos, permitindo-se, no entanto, que se possa convidar os visitantes para um artigo específico no seu próprio site.

Assim, para se executar o marketing para médicos respeitando a ética do CFM, o profissional médico pode fazer sua divulgação obedecendo a alguns critérios:

  • Manter o bom senso, sendo honesto e não camuflando suas intenções. O marketing para médicos deve ser transparente;
  • Em artigos onde o médico deseja levar informações, deve-se ater a esse objetivo;
  • A divulgação de contatos é permitida, desde que sem sensacionalismo;
  • Caso o objetivo seja criar um canal de comunicação sobre problemas de saúde, o médico deve apenas trabalhar sobre esses problemas;
  • No marketing, o médico deve ser responsável pelo que está transmitindo, respeitar os colegas de profissão e, principalmente, levar a sério a máxima de não fazer aos outros o que não quer para si próprio.

O marketing digital para médicos e a ética do CFM

O médico pode fazer diversas ações de marketing digital, trabalhando com conteúdos relevantes, criando um blog, fazendo atualizações nas redes sociais e contribuindo, de alguma forma, para melhorar a qualidade devida de seus potenciais clientes.

O maior segredo do marketing dentro da ética do CFM é mostrar-se sempre o mais solícito possível. Em vez de procurar marcar consultas e conquistar clientes, o médico deve passar informação, tornando-se um canal confiável para que o cliente se sinta confortável em procurar por seus serviços.

Evitando o sensacionalismo, o marketing digital para médicos é permitido, inclusive com a divulgação de seu consultório através de anúncios do Google, desde que obedecendo às regras da ética do CFM.

Para trabalhar com o marketing digital para médicos obedecendo à ética do CFM, o médico pode procurar a ajuda de um profissional de marketing. Da mesma forma que um especialista pode fazer a diferença no atendimento aos pacientes, um especialista em marketing digital pode direcionar as estratégias de divulgação de um consultório ou uma clínica, oferecendo resultados positivos.

Através do conhecimento de um profissional de marketing, o médico pode direcionar todas as suas ações a pontos chave para que uma campanha consiga maior visibilidade para sua clínica, economizando tempo e dinheiro.

Garantindo credibilidade com o marketing para médicos

Para se executar excelentes táticas de marketing para médicos atendendo as regras da ética do CFM, é preciso garantir credibilidade junto aos futuros clientes e colegas de profissão. Portanto, é necessário pensar em estratégias de marketing de forma séria, respeitando os critérios estabelecidos pelos órgãos reguladores da classe.

Se você estiver pensando em abrir uma clínica médica ou migrar a sua clinica para uma empresa contábil especializada em contabilidade para clinicas médicas, entre em contato conosco. Teremos um imenso prazer em cuidar da saúde financeira e contábil de sua clinica enquanto você cuida saúde de seus pacientes. Cuidar da saúde financeira e contábil de sua clinica médica pode garantir excelentes investimentos em marketing para médicos e um retorno sensacional destes investimentos.

Venha tomar um café conosco, e vamos falar mais sobre isso!

Muito sucesso e até breve!