Montar um restaurante em casa – é possível?

O ramo alimentício tem ganhado muito espaço nos últimos tempos, principalmente com o desejo cada vez maior das pessoas por comida caseira e o mais saudável possível. Sendo assim, a falta de dinheiro não impede o desejo empreendedor de surgir, e aí vem a pergunta: será que é possível montar um restaurante em casa?

Montar um restaurante em casa

Se na sua casa existe uma cozinha espaçosa e um outro cômodo vazio, espaçoso e que possibilite o posicionamento área na qual você pode colocar mesas para os clientes, então poderá começar a pensar em abrir um restaurante em casa.

Mas, quem acha que gerir um restaurante é uma tarefa fácil está muito enganado. É preciso total dedicação e foco no trabalho, principalmente se ele está dentro da sua casa.

Disciplina

Muita gente confunde “trabalhar em casa” com “não fazer nada”. O restaurante irá funcionar nas dependências da sua casa, e isso é ótimo, mas significa que você terá que ter disciplina para diferenciar seu tempo livre do horário de trabalho. Acredite ou não, mas muita gente se dá mal porque não consegue estabelecer esse limite.

Você precisa estabelecer um horário fixo para sua jornada, para saber que horas deve ir para a cozinha e começar a preparar os pratos que serão servidos na hora do almoço. Afinal de contas, se a comida não estiver pronta na hora que o cliente chegar, você não venderá nada.

Organize sua rotina

Para quem tem filhos essa dica é muito importante. Seus filhos precisam entender que no momento em que você estiver trabalhando, não está disponível, mesmo que esteja sob o mesmo teto que eles. Isso vale para crianças maiores, é claro.

Para quem tem filhos pequenos o ideal é que possa contar com a ajuda de alguém para cuidar deles no momento em que você estiver trabalhando, ou deixá-los na escola, creche etc.

Deixe o local agradável para os clientes

Ainda que o restaurante funciona nas dependências da sua casa, você precisa deixa-lo com cara de restaurante, e não com cara de casa, certo? Coloque mesas padronizadas, compre pratos, copos e talheres iguais, use um uniforme exija que as pessoas que trabalhem com você também usem. Isso transparece credibilidade e comprometimento com o serviço.

Além disso, a limpeza é fundamental. Você precisa garantir que seu restaurante esteja muito bem limpo, porque cliente nenhum gosta de chegar para comer em algum lugar e ter a impressão de que o local não é limpo.

Montar um restaurante em casa é possível, sim. No entanto, é preciso levar o negócio a sério, pois só assim você alcançará o sucesso!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Soluzione. Nossa especialidade é a contabilidade para restaurantes e, acredite, apesar de o seu negócio funcionar dentro da sua casa, será preciso contabilizar bem os custos e investimentos a serem realizados, se você não quiser acabar no vermelho.

Sucesso e até a próxima!