Entenda como funciona uma assessoria contábil

Para alguns empreendedores, conhecer a fundo as questões contábeis do negócio é um verdadeiro transtorno. Afinal, sabemos que, para muitas pessoas, a contabilidade parece uma disciplina confusa e burocrática.

No entanto, ter domínio sobre as rotinas da empresa é indispensável para que ela sobreviva em mercados cada vez mais competitivos. Nesse cenário, uma boa empresa contábil pode ajudar a preencher a lacuna deixada pelo desinteresse, dificuldade e até mesmo falta de tempo dos empresários.

Saiba o que é e como funciona uma assessoria contábil:

Apoio permanente

A assessoria contábil é o serviço prestado por uma empresa ou um profissional autônomo de contabilidade com o intuito de manter ou aprimorar a saúde financeira de um negócio.

Aqueles que prestam o serviço devem analisar e interpretar todos os fatos ocorridos na rotina da empresa para aconselhar o empresário e seus funcionários em questões contábeis, fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

Disponibilização das informações

No dia a dia, a assessoria contábil depende diretamente das informações disponibilizadas pela empresa interessada no serviço, como fluxo de caixa, contas a pagar e receber, notas fiscais emitidas, comprovantes de pagamentos, entre outras.

Com todas essas informações em mãos, o contador será capaz de fazer os cálculos de impostos devidos, identificar as obrigações a serem cumpridas e fazer análises mais precisas sobre a situação financeira da empresa.

Gestão aprimorada

A adoção de um escritório de contabilidade empresa contábil pode trazer diversas vantagens para as empresas, independente de seu porte ou área de atuação.

O serviço ajuda as empresas a reduzirem os gastos com impostos ao mínimo necessário, por exemplo. Além disso, a administração das finanças se torna bem mais eficiente, pois o empresário poderá realizar seus controles com base em informações mais completas e confiáveis.

Outra contribuição da assessoria contábil é a compreensão, por parte do empresário, de como as decisões de negócio podem impactar as finanças da empresa, como a contratação de funcionários ou o investimento em máquinas e equipamentos, por exemplo.

Também podemos ressaltar como vantagem da consultoria contábil a capacidade de optar pelo melhor tipo de regime de tributação, uma escolha que pode ter grande impacto sobre a margem de lucro. Esse benefício também pode ser sentido ao longo do tempo, pois, depois de um determinado período, pode ser que a empresa se beneficie com a mudança do regime de tributação.

Por último, vale destacar que a assessoria contábil contribui com uma perspectiva externa sobre o negócio, o que ajuda os proprietários a tomarem decisões de forma imparcial, buscando evitar influências políticas e emocionais.

Com isso, forma-se uma parceria saudável em que o empresário entra com seu conhecimento do negócio e o escritório de contabilidade com o seu know-how das questões técnicas do segmento.

Lembre-se de que, mesmo contratando um bom serviço de contabilidade, é fundamental que o cliente mantenha as informações da empresa sempre organizadas para disponibilizá-las ao prestador do serviço. Além disso, também cabe a ele procurar a consultoria em caso de dúvidas para prevenir e solucionar problemas à medida que eles se apresentam.

Somente assim a assessoria contábil será capaz de entregar tudo aquilo que é capaz.

Acesse o website da Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil e saiba como nossos serviços podem te ajudar a aprimorar a gestão do seu negócio.

Fonte: Departamento de Relacionamento da Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil