Coprodutor pode ser MEI? Como abrir uma empresa para coprodutor e receber os ganhos como pessoa jurídica?
Essa é uma dúvida comum entre inforprodutores que desejam reduzir a carga tributária, já que na pessoa física paga-se muito imposto de renda sobre a venda de cursos e e-books.
Diante disso, decidimos preparar um conteúdo completo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!
Coprodutor pode ser MEI?
Co-produtor pode ser MEI, desde que utilize um dos códigos de atividade abaixo e não fature mais de R$ 81 mil por ano.
- Venda de cursos: neste caso, o CNAE para coprodutor é o 8599-6/04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Venda de e-books: neste caso, é possível utilizar o CNAE de edição de livros 5811-5/00 e o CNAE 4761-0/01 de comércio varejista de livros.
Atualmente, os códigos listados acima estão presentes na lista de ocupações permitidas para o MEI.
Coprodutor pode ser MEI – Vale a pena abrir um Microempreendedor Individual?
Coprodutor pode ser MEI. Mas, afinal, será que vale a pena abrir esse tipo de CNPJ para receber os ganhos da venda de infoprodutos em plataformas como Hotmart, Eduzz e Monetizze?
Independente da plataforma de conteúdo digital ou programa de afiliação que você utiliza para divulgar produtos digitais, entendemos que ser MEI não é a melhor opção.
Por mais, que saibamos que é possível abrir MEI para coprodutor, esse tipo de CNPJ possui muitas limitações, dentre elas:
- Limite de faturamento de apenas R$ 81 mil por ano;
- Limite para contratação de funcionário;
- Não é permitido ser sócio ou proprietário de outras empresas.
Sendo assim, uma possibilidade que costuma ser mais indicada é a abertura de uma SLU (Sociedade Limitada Unipessoal), na categoria de ME – Microempresa.
Como abrir uma empresa para coprodutor?
Agora que você já sabe que coprodutor pode ser MEI, é hora de conferir como abrir um CNPJ.
Para abrir uma empresa de coprodução, o processo é muito simples e pode ser resumido em três passos. Veja:
- Contrate uma contabilidade especializada em coprodutores: A Soluzione conta com um time de contadores especializados em coprodutores e infoprodutores e atende empresas digitais em todo o país;
- Providencie documentos básicos: Para abrir o seu CNPJ, você precisará de documentos como RG, CPF e comprovante de residência;
- Aguarde enquanto providenciamos o seu CNPJ: Por fim, é só aguardar alguns dias, enquanto providenciamos o seu CNPJ e outros documentos importantes, como o Alvará de Localização e Funcionamento.
Importante: Se por falta de orientação e assessoria especializada, você abriu um CNPJ MEI, você pode solicitar um desenquadramento e migrar de MEI para ME.
A microempresa (ME) é a melhor opção para você que pensa em faturar mais do que o limite do MEI. Esse tipo de empresa, diferente do Microempreendedor Individual, ainda te possibilita contratar mais de um funcionário.
Não tenha dúvidas, a abertura de empresa na condição de ME costuma ser a melhor alternativa para quem deseja trabalhar como coprodutor, com marketing de coprodutor, parceria de coprodução ou marketing digital para venda de infoprodutos.
Se você deseja saber mais e abrir o seu CNPJ com o apoio de especialistas no assunto, clique em um dos botões abaixo e fale com o nosso time.
Conte com o suporte de quem já atende infoprodutores e coprodutores de várias partes do país!