Contador: a principal fonte de informações para quem está começando no mundo do empreendedorismo

Os últimos anos foram de muito progresso para o empreendedorismo brasileiro. Além do grande crescimento no número de novas empresas, mais negócios foram criados por oportunidade e não por necessidade (que é o caso dos empreendedores que não têm outra opção de renda).

Neste cenário, destacam-se as micro e pequenas empresas. Com o apoio de programas do governo, tanto com incentivos financeiros quanto fiscais, os microempresários puderam sair da ilegalidade para criar seus negócios, pagar impostos e garantir benefícios e direitos, como aposentadoria e seguro saúde. Mais do que isso, com o ambiente favorável, são essas as empresas que mais crescem e mais faturam no país.

Mas a receita do sucesso não está baseada apenas em melhorias nacionais ou apoio federal: grande parte do salto empreendedor brasileiro está na figura do contador. Com um número cada vez maior de empresas legalizadas, o contador tornou-se um dos melhores conselheiros para empresários, principalmente aqueles que estão iniciando sua jornada. Assim, nos próximos parágrafos, iremos nos aprofundar na importância da assessoria contábil e o que você deve procurar em um contador. Acompanhe!

A assessoria contábil como fonte fundamental de informações no estágio inicial

O papel do contador se dá de duas formas: quando você cria uma empresa, é ele que irá decidir, a partir do seu modelo de negócios, qual o melhor enquadramento fiscal para o seu negócio. Este enquadramento é que irá determinar sua faixa de imposto, ou seja, se ele será Simples, lucro real ou lucro presumido. A depender do tamanho da sua empresa, o imposto impacta diretamente na sua margem de lucro. Ou seja, é fundamental que você seja bem assessorado para não perder vantagem diante do mercado.

Outra função do contador é auxiliar sua empresa a tomar as melhores decisões de negócio. Por exemplo, quando você decidir contratar um funcionário é preciso entender que o custo daquele funcionário não se restringe apenas ao salário, mas, também a todos os impostos que sua empresa é obrigada a pagar, mais férias e décimo-terceiro salário. Fazer esta conta corretamente te ajudará a planejar seu fluxo de caixa e a entender de que forma sua empresa poderá crescer.

O que procurar em um contador?

Dito isso, você pode imaginar que o contador ideal para o seu negócio terá um perfil mais técnico, com amplo domínio sobre tributações e números. Apesar de não estar errado, saiba que as características que devem ser buscadas neste tipo de profissional vão muito além deste conhecimento técnico.

Ao longo do tempo, um contador é capaz de acumular experiências (de cases empresariais de sucesso) que irão ajudar seus clientes a criar empresas mais sustentáveis. Por ter acesso aos principais números do negócios, bons contadores podem sugerir melhorias de gestão e até incrementos em produtos ou serviços em busca de uma maior lucratividade. Escolher um contador que conheça sobre vários segmentos de atuação, neste sentido, deixará sua empresa bem amparada em todos os setores do empreendimento e até em negociações com clientes e parceiros.

Infelizmente, em busca de economia, muitos empreendedores não valorizam o papel do contador, relegando a ele apenas tarefas técnicas e recusando-se a arcar com o preço justo para contar com este apoio tão necessário. Se for para o lado oposto e buscar em um contador um verdadeiro parceiro para o seu negócio, valorizando seus serviços à altura,  você terá muito mais do que as tributações em dia, mas um negócio com gestão mais eficiente e com mais chances de sucesso.

E você, tem alguma dúvida sobre a função que o contador pode desempenhar na sua empresa? Quer saber como um profissional competente pode fazer a diferença? Leia  como contratar um boa assessoria contábil