contador da pequena empresa

Contabilidade para Pequena Empresa

Ao abrir uma pequena empresa, os novos empresários têm um sonho: o sucesso de seu negócio. Seja com grandes metas, como torná-la uma das maiores em seu mercado de atuação, ou com metas menores, como o desejo de que ela se torne auto sustentável em alguns anos, todos esperam cumprir seus objetivos.

Porém, o caminho do sucesso passa por diversas etapas. A primeira delas está relacionada ao próprio empreendedor, que precisa conhecer e desenvolver habilidades em si mesmo para que consiga percorrer esse caminho e alcançar o sucesso.

A segunda está relacionada a questões voltadas à área financeira e que precisam da atenção do empreendedor. Porém, a boa notícia é que ele não precisa passar por tudo isso sozinho, pois há uma contabilidade para pequena empresa, esses contadores estão dedicados à gestão da pequena empresa com estratégias que auxiliem seu sucesso. Leia o texto de hoje até o final e confira nossas dicas!

O perfil do empreendedor de pequena empresa

Quando alguém decide abrir uma empresa, tem o sonho de se tornar empreendedor. Mas, muito mais do que o sonho ou as questões burocráticas que envolvem a abertura da empresa, ter um perfil de empreendedor significa ter, ou melhor, desenvolver algumas habilidades que o ajudarão a gerir e fazer com que seu negócio cresça.

Para ser um empreendedor de sucesso, é necessário, antes de qualquer coisa, libertar-se de algumas crenças e paradigmas que podem limitar seu desenvolvimento. Além disso, procure cercar-se de outros empreendedores que possam lhe aconselhar e reduzir sua curva de aprendizado.

Falando em aprendizado, essa é uma das características predominantes do empreendedor de sucesso. Ele investe em seu crescimento, se dedicando a estudar, buscar informações e conhecer mais sobre sua área de atuação e estratégias de negócio, e tem consciência de que a graduação é apenas mais uma etapa nesse caminho. Outras características são:

  • Perseverança, comprometimento e determinação

    Essas características são importantes para que o empreendedor consiga se manter firme em seus objetivos, estando preparado para passar por algumas privações, mas sem deixar de enxergar além;

  • Criatividade

    Para explorar possibilidades, buscar alternativas e encarar os desafios de forma destacada;

  • Liderança

    Para que possa formar sua equipe, motivá-la e inspirar-lhe confiança;

  • Organização

    Para que consiga ordenar os processos de forma a facilitar o dia a dia dentro da empresa e estruturá-la para que seja sempre produtiva;

  • Ética

    Uma boa conduta mostra a responsabilidade do empreendedor, conferindo-lhe respeito e credibilidade;

  • Paciência

    Essa característica é essencial para o empreendedor de sucesso, pois alcançar o sucesso leva tempo e é necessário passar por diversos processos;

  • Alta capacidade de análise

    Para pesar riscos e benefícios de cada situação, não agir por impulso e se responsabilizar por escolhas e resultados.

Além dessas características, o empreendedor sempre tem em mente a busca por novas oportunidades, visando o crescimento de seu negócio, a melhoria dos seus produtos ou serviços, aumento de lucros, participação de mercado e vendas. Além disso, se preocupa com o atendimento ao cliente, pensando na forma como ele enxerga sua empresa.

Essas características são um bom guia para o perfil do empreendedor que busca o sucesso da pequena empresa. Faça uma auto análise e caso ainda não possua alguma dessas características, não desista do sonho de ser empreendedor, pois a boa notícia é que essas habilidades podem ser desenvolvidas. Por isso, estude, conheça mais e procure desenvolvê-las.

Principais ações para ter uma empresa de sucesso

Quando se trata do sucesso da pequena empresa, as questões relacionadas às finanças são de extrema importância. Portanto, o controle desta área deve iniciar antes mesmo da abertura da empresa, para que se possa planejar os investimentos e fazer cálculos com base na projeção das entradas e saídas financeiras, a fim de manter o bom funcionamento da empresa.

Por isso, ao falar de como sua pequena empresa pode ser bem sucedida, vamos tratar de três questões nessa área: a gestão financeira, questões tributárias e capital de giro. Confira:

Gestão financeira

Consiste em planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de sua pequena empresa. Para executá-la, você precisa gerir o caixa no dia a dia, administrando entradas e saídas; gerir investimentos, pensando em expansões e modernizações; e gerir crises, que é algo que todos preferem evitar, mas que o empreendedor precisa estar pronto para lidar. Por isso, prepare-se para lidar com renegociações de prazos e pagamentos e treine sua habilidade de tomar decisões em cenários desfavoráveis.

Questões tributárias

Muitas vezes, o empreendedor da pequena empresa até faz um planejamento financeiro, mas por falta de conhecimento na área, acaba deixando de lado as questões tributárias e é pego de surpresa quando as contas dessas obrigações chegam.

Por isso, é muito importante conhecer todas as taxas tributárias que são devidas por sua empresa e realizar um planejamento tributário. O valor dos impostos que sua empresa deve pagar está diretamente relacionado com seu faturamento e o regime tributário escolhido no início de seu negócio. A escolha correta pode fazer com que a empresa pague menos impostos. Descubra o melhor regime tributário para sua empresa.

Essa pode ser uma área um pouco complicada e desconhecida para o empreendedor, mas isso não é um problema, já que há empresas que prestam serviços contábeis para a pequena empresa e podem te auxiliar na realização de um planejamento tributário, que tem como foco a redução de impostos, ou caso sua empresa tenha sido inscrita no regime tributário errado, o auxílio pode ser na revisão tributária. Saiba mais sobre esse serviço e como ele pode auxiliar no sucesso da pequena empresa.

Capital de giro

O capital de giro é o valor que viabiliza o funcionamento da empresa. Ele é essencial para manter o funcionamento e garantir que a empresa continue funcionando ao pagar os fornecedores, colaboradores, manter o estoque e outros custos operacionais.

Mas, na prática, como funciona essa equação? É simples: seu capital de giro é a soma dos seus valores recebidos com o que você possui em estoque. Desse valor, subtraia suas contas a pagar e o valor de impostos e outras despesas. Pronto, esse é o valor que você tem para para manter sua empresa funcionando por determinado período.

Para que essa equação funcione, é necessário colocar em prática uma habilidade do empreendedor: disciplina. Além do planejamento com detalhamento dos gastos, é preciso que faça um rígido controle de despesas e lucros e identifique gastos que possa cortar. Além disso, a negociação é muito importante para que tenha o melhor custo-benefício com seus fornecedores.

Portanto, invista no controle financeiro de sua empresa. Essas informações, além de úteis para as tomadas de decisões, são essenciais para uma boa gestão de seu capital de giro. Isso lhe ajudará a resolver a maioria das dificuldades financeiras que aparecerem e pode, inclusive, garantir que sua pequena empresa não quebre. Neste link você encontra mais informações sobre a gestão financeira da pequena empresa. 

Entenda como um escritório de contabilidade pode lhe ajudar

O sucesso de uma empresa depende de uma boa contabilidade para pequena empresa. Muitas vezes todas as demandas das quais o gestor precisa dar conta acabam dificultando na eficiência da administração de todas as áreas. A falta de conhecimento também pode influenciar e dificultar mais ainda.

Contudo, nós temos uma boa notícia: você não precisa fazer tudo sozinho. Um escritório de contabilidade pode lhe ajudar no controle de todas as questões financeiras que citamos, além de gerar relatórios com dados que lhe auxiliarão na tomada de decisões estratégicas para o sucesso da pequena empresa.

A importância da contabilidade para pequenas empresas está no fato de que empresas especializadas neste segmento conhecem todas as especificidades da gestão de negócios como o seu. Sua atuação terá em vista o desenvolvimento e a economia de dinheiro para seu negócio. Por isso, antes de realizar uma contratação, certifique-se de que o escritório conheça sobre contabilidade para pequena empresa.

Como nossa empresa pode lhe ajudar com a contabilidade para pequenas empresas

Esse é o caso da Soluzione Contábil, que tem mais de dez anos de experiência no mercado e já auxiliou no crescimento e sustentabilidade de diversas pequenas empresas. O foco da Soluzione é a gestão empresarial e tributária.

Nossos clientes são agrupados de acordo com o segmento de seu ramo de atuação. Isso é importante pois os profissionais que atenderão sua empresa já têm conhecimento de sua área e sabem todas as especificidades que envolvem as questões contábeis de sua empresa. Desta forma, podem gerar relatórios com dados relevantes, que o auxiliarão na tomada de decisões para o sucesso da pequena empresa.

Bom, agora que já falamos sobre todos esses aspectos e a atuação da Soluzione, queremos deixar uma dica para você. Mais do que uma dica, uma fórmula para o seu sucesso. Com certeza, você vai querer saber, né?

Então confira o recado do nosso diretor comercial, Altair Alves!

Converse com um dos consultores da Soluzione e descubra todas as formas como podemos ajudar sua empresa no caminho do sucesso!