contabilidade para advogados

Advogados de sucesso sabem a importância de ter uma contabilidade para advogados para auxiliar no êxito de seu escritório. Porém, por mais que queiram alcançar o sucesso, muitos advogados acabam cometendo o erro fatal de não dar muita importância a esse serviço.

A parte administrativa do escritório é desafiadora e muitas vezes pode ser deixada de lado pelos advogados. Poder contar com uma contabilidade digital para advogados que conheça o dia a dia de sua área pode lhe ajudar a alcançar o sucesso e ter mais tempo para se dedicar aos seus clientes com tranquilidade.

No texto de hoje você vai ver os benefícios de ter uma contabilidade especializada em escritórios de advocacia para cuidar de toda a parte burocrática de sua empresa. Além disso, a assessoria contábil pode te ajudar a reduzir a carga tributária, organizar a gestão financeira e aumentar sua lucratividade.

A importância da contabilidade digital para advogados

O processo de abertura de uma empresa é bastante facilitado atualmente, e pode ser realizado por qualquer pessoa. Porém, o advogado que deseja abrir sua empresa pode perder muito tempo, caso não esteja familiarizado com o processo.

Para evitar esse problema, os escritórios de contabilidade para advogados podem conduzir esse processo. As contabilidades podem realizar tanto a abertura de sociedade de advogados como de sociedades unipessoais de advocacia. O escritório pode conduzir todo o processo, inclusive as regularizações na OAB.

Após a abertura, é necessário ter um contador para manter a escrituração contábil do escritório. Com exceção das MEIs, todas as empresas são obrigadas realizar sua escrituração contábil, que só é válida quando assinada por um contador. A escrituração é obrigatória mesmo para empresas inscritas no regime do Simples Nacional e fundamental para documentar a distribuição de lucro.

Se você ainda tem dúvidas sobre se advogados precisam de contadores, então confira esse vídeo:

Benefícios de contratar uma contabilidade especializada

Ser empreendedor não é uma tarefa fácil. Para ter seu próprio escritório, o advogado precisa se preocupar com muitas coisas: sua estrutura, seus colaboradores, os serviços e processos de seus clientes e a administração do escritório. Mas, muitas vezes, a administração toma um tempo precioso.

Ao invés de se dedicar a atender seus clientes com pessoalidade e humanização, o advogado pode estar quebrando a cabeça com questões administrativas. Todo esse tempo e dedicação podem ser redirecionados para o posicionamento estratégico do escritório quando o advogado conta com o apoio de uma contabilidade para advogados. Assim, evita dores de cabeça devido à gestão financeira ou obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas.

No momento de abertura da empresa, o advogado faz a opção pelo regime tributário em que sua empresa estará incluída. Aqui há um risco: quando a escolha errada é feita, o empreendedor pode acabar pagando mais impostos do que deveria. A escolha pela tributação só pode ser feita no momento da abertura da empresa e a mudança de regime só pode acontecer uma vez por ano. As opções são: o Simples Nacional, lucro real e lucro presumido. Essa opção de tributação definirá o valor dos impostos a que o escritório estará obrigado.

Opções de tributação disponíveis para o seu negócio:

  • A tributação pelo Simples Nacional é progressiva com base no faturamento e os tributos são unificados. Esta pode ser uma boa opção para o advogado que está começando as atividades.
  • O lucro presumido é para empresas com receita de até R$78 milhões por ano. Nesse regime, a tributação ocorre a partir de um percentual fixo sobre o lucro. Cada imposto é pago separadamente.
  • O lucro real é obrigatório quando a empresa tem receita maior do que R$78 milhões por ano. Os tributos são calculados com base no lucro líquido da empresa. É recomendado apenas para empresas de grande porte.
  • Independente do faturamento, o advogado não pode optar por tributar como MEI.

Portanto, para descobrir a melhor tributação ou reduzir a carga tributária, é preciso uma análise do faturamento mensal. Uma contabilidade especializada pode lhe ajudar nessa classificação e na redução de impostos para seu escritório.

Escritórios de advocacia possuem particularidades legais e fiscais. Daí a importância de dispor do apoio de uma contabilidade especializada em advocacia que conheça todas essas especificidades. Os profissionais de contabilidade podem auxiliar antes mesmo da abertura da empresa, oferecendo perspectivas reais de custos e investimentos e auxiliando na tomada de decisões.

Contando com serviços contábeis especializados, você também tem mais credibilidade financeira e facilidade para conseguir empréstimos. Além disso, você consegue ter um maior controle financeiro e diminuir inadimplências. Por meio de relatórios gerenciais, você pode definir estratégias direcionadas.

Escritórios contábeis também podem reduzir seus impostos e enviar notas e declarações fiscais. Também oferecem relatórios constantemente atualizados sobre seus lucros e prejuízos, além de seu patrimônio. São muitos benefícios para auxiliar seu escritório advocatício a chegar ao sucesso!

Uma contabilidade de confiança te trará mais sucesso

falar com o contador

Com todo esse panorama, só resta encontrar uma contabilidade especializada em advocacia. E a Soluzione Contábil é o escritório de contabilidade para advogados ideal para o seu negócio!

A Soluzione segmenta suas áreas de atendimento. Isso garante que os contadores que atenderão seu escritório conhecem todas as suas especificidades legais e fiscais. A Soluzione ainda pode te ajudar a organizar sua gestão financeira. Conheça todos os serviços oferecidos:

Planejamento tributário

Um bom planejamento tributário é importante para não ter prejuízos futuros. Esse serviço favorece os advogados que pretendem reduzir custos e impostos. Escritórios de advocacia podem tributar tanto como pessoa física como pessoa jurídica, enquadrados nos regimes que citamos acima: Simples nacional, Lucro presumido e Lucro real. Cada um tem suas vantagens e benefícios. A Soluzione lhe direciona em todas essas questões.

Redução legal de impostos

Reduzir impostos é o objetivo de todos os empreendedores, inclusive advogados que tributam seus honorários. O serviço de Revisão Tributária da Soluzione é feito com base na análise dos rendimentos de seu escritório, refletindo sobre o regime tributário correto. Se estiver no regime errado, você pode não estar pagando os impostos como deveria. A Soluzione lhe ajuda a reaver seu dinheiro ou regularizar sua situação.

Entrega das Obrigações Fiscais

A maioria das obrigações fiscais estão relacionadas ao tipo de tributação em que a empresa está escrita. Um advogado pode optar entre duas naturezas jurídicas: sociedade simples ou sociedade individual de advocacia. A diferença é que na sociedade simples, o ISS pode ser recolhido trimestralmente e de forma reduzida. Na sociedade normal, é necessário recolher sobre um percentual de 2% a 5%. A Soluzione lhe direciona sobre o melhor regime de tributação e fica responsável pela entrega das obrigações.

Folha de Pagamento e Obrigações Trabalhistas

A Assessoria em RH da Soluzione pode auxiliar seu escritório quanto às questões trabalhistas. Além dos salários de seus colaboradores, a Soluzione ainda pode gerenciar todos os pagamentos de benefícios. Conheça mais esse serviço clicando aqui.

Transformação de Pessoa Física em Jurídica

A Soluzione pode lhe orientar a respeito das vantagens e desvantagens das tributações em cada um dos dois regimes. Também pode conduzir todo o processo de abertura de sua empresa, inclusive com protocolamento na OAB de sua região. Com a Soluzione, você terá todo o suporte no planejamento para que seu escritório alcance o sucesso.

Parcelamentos e Recuperação de Impostos

Após o pagamento dos impostos, a empresa tem até cinco anos para ser cobrada ou restituída. A Soluzione analisa a empresa e verifica seus pagamentos dentro do regime em que está. Se for necessário, realiza a retificação das declarações. Os parcelamentos são para empresas que possuem dívidas com a Receita, município ou estado. Eles podem ser feito por meio do Programa de Recuperação Fiscal (Refis). Também há a possibilidade de parcelamento da dívida em 60 meses. A partir do parcelamento, a certidão negativa é retirada e a empresa pode ficar em dia com os pagamentos. A Soluzione conduz todo esse processo.

Realização de todos os Serviços na OAB

É necessário possuir uma regularização ativa e atualizada junto à OAB do estado para que o serviço advocatício seja habilitado. Para que essa liberação aconteça, é necessário que o advogado seja credenciado da OAB. A Soluzione conduz todo o processo de regularização junto ao órgão estadual, de acordo com suas regulamentações.

Elaboração de todas demonstrações Contábeis

As demonstrações contábeis possibilitam transparência nas informações sobre a situação econômica de seu negócio. Essa ação é obrigatória por lei e possibilita a definição de estratégias com base em dados reais. Assim, é necessário realizar o balanço patrimonial, que demonstra o patrimônio da empresa, bem como seu crescimento ao longo dos anos. Demonstração de Fluxo de Caixa, que é o registro de entradas e saídas, além da finalidade das transações. E a demonstração do resultado do exercício, realizada anual ou mensalmente, traz o levantamento de receitas e despesas. A Soluzione também realiza este serviço.

Agora, você já conhece um pouco mais dos serviços que a Soluzione Contabilidade oferece para auxiliar no crescimento bem sucedido de seu escritório. Entre em contato com nossos consultores para definir um pacote de serviços personalizado à sua necessidade. Conte com a Soluzione para alcançar o sucesso de sua empresa!