Como escolher o Melhor Local para Estacionar seu Food Truck

Então você decidiu investir suas economias em um food truck, já tem seu veículo, já escolheu o cardápio. Mas agora é o momento de tomar uma importante decisão: escolher o melhor local para estacionar seu food truck.

Confira neste post dicas para escolher o melhor local para estacionar seu food truck e garantir o sucesso do seu negócio.

O que observar na hora de estacionar seu food truck

Uma das grandes vantagens dos food trucks, além do baixo custo, é poder trabalhar em diversos locais. Porém, não é qualquer lugar que garante o sucesso do negócio. É preciso, antes de estacionar seu food truck, observar os seguintes itens:

  • Movimento de pessoas: um local movimentado não é, por si só, garantia de sucesso, mas é um bom começo.
  • Público-alvo: não basta estar em um local com muita gente, é preciso estar em um local onde as pessoas sejam consumidoras do seu produto. Se você vende pizza, por exemplo, um bom local para estacionar é perto de universidades. Porém, se seu produto é salada e sucos de frutas, um bom local seria perto de uma academia ou parque.
  • Vizinhança: observe se ao redor do local escolhido por você existem outros food trucks e também restaurantes, bem como o tipo de comida servida por eles. Observe por alguns dias o movimento, estilo do público e horários de pico.
  • Preparo da comida: se a ideia é preparar sua comida em outro lugar além do food truck, é preciso que você estacione perto do local onde a comida será preparada, assim fica mais fácil ir buscar, caso seja necessário, alguma comida ou ingrediente extra. Mas se a intenção é preparar tudo dentro do food truck, você não tem que se preocupar com este aspecto.

De olho na lei do Truck Food

Além dos itens acima, é preciso se informar se há a necessidade de obter uma permissão para estacionar seu food truck em determinado local. Não é em todo espaço público que se pode estacionar um food truck, já que sua presença em alguns locais pode atrapalhar o fluxo natural das pessoas e veículos.

Veja a seguir algumas das  restrições mais comuns sobre os locais onde podem ser estacionados os food trucks. Lembrando que essas restrições vão variar de cidade para cidade.

  • Muitos food trucks só podem vender na área da calçada onde estão estacionados. Isso significa que a janela onde serão feitos os pedidos precisa estar virada para a calçada o tempo todo.
  • Em alguns municípios deve ser observada uma regra no que diz respeito a proximidade de banheiros.
  • Em alguns lugares, os food trucks somente podem estacionar em propriedades privadas.

Na cidade de São Paulo, a prefeitura elenca cerca de 700 pontos de vendas que podem ser ocupados por vendedores de comida de rua. No entanto, não é só chegar e estacionar, é preciso obter uma autorização para ocupar esses locais, o TPU  (Termo de Permissão de Uso).

Para maiores informações sobre como obter seu TPU, procure seu contador, ele poderá te auxiliar neste processo que ainda inclui o cadastro na Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa).

Se precisa de Assessoria contábil, fiscal e trabalhista, pode contar com a Soluzione Contábil. Temos serviços de contabilidade para Food Truck

Os melhores lugares

Listamos a seguir os melhores locais para você instalar seu food truck, levando em consideração o que já mencionamos aqui anteriormente.

  1. Estacionamento nas ruas

É sempre a primeira escolha, porém pode não ser fácil de conseguir. Escolha ruas movimentadas e que sejam frequentadas pelo seu público-alvo.

  1. Parque ou praça de food trucks

A primeira vista, pode parecer uma má ideia devido ao grande número de concorrentes, porém isso não é verdade. Trabalhar junto pode ser bom para todos, já que diversos food trucks reunidos  em um só lugar, atrai mais atenção do que um único carro. Além disso, com tantas opções, é normal que os clientes queiram provar um pouquinho de cada coisa.

  1. Distritos empresariais ou grandes prédios de escritórios

Se for possível, estacione próximo a grandes prédios de escritório, com muitos trabalhadores famintos durante o horário comercial. Entre em contato com empresas que administram e ocupam esses prédios e peça permissão para estacionar no terreno. Distribua panfletos comunicando a data e horários em que você estará no local e o que será servido em seu food truck.

  1. Universidades e faculdades

Este sim é um lugar maravilhoso para estacionar seu food truck, já que estudantes buscam por refeições com preço justo, praticas e rápidas. O ideal é estacionar durante o horário do almoço e do jantar ou quando estiver acontecendo algum evento, como por exemplo, congressos, feiras, shows, campeonatos esportivos, etc.

  1. Bares e boates

As pessoas costumam ficar com fome depois da balada e estarão dispostas a pagar por uma comida saborosa. Então, estacionar perto de bares e boates pode ser uma ótima ideia, se você não se importar de trabalhar de madrugada.

  1. Festivais, eventos ou locais esportivos

Aproveite os grandes eventos da sua cidade e estacione seu food truck por perto. Nestes eventos você encontrará um público faminto e com dinheiro para gastar. Os eventos são também, excelentes oportunidades para que você divulgue seu food truck para um grande número de  pessoas.

Como contratar nossa consultoria ? Acesse o Formulário de contato a vamos Te ajudar a gerir sua empresa.