Como abrir uma empresa de Help Desk?

Atividade

CNAE-6209-1/00

SERVIÇOS DE APOIO AO CLIENTE.

Apresentação

Realizam as atividades de assessoramento ao usuário na utilização de sistemas, remotamente ou em suas instalações, de modo a superar qualquer perda de performance ou dificuldade de utilização (help-desk), realizam as atividades voltadas para solucionar os problemas que dificultem a navegabilidade entre as páginas ou impeçam o usuário de plena utilização do website, realizam as atividades de manutenção em tecnologias da informação, ou seja, a disponibilização para o usuário final de modificações necessárias ao sistema para atender a alterações técnicas.

Etapas de Registro

1º passo

Consultar a prefeitura local para uma avaliação prévia sobre a lei municipal de zoneamento. É importante saber se a atividade que pretende realizar pode ser instalada no endereço pretendido.

2º Passo

Realizar a busca do nome empresarial

3º Passo

Elaboração do contrato social ou requerimento de empresário

4º Passo

Registro do Contrato na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas.

Taxas: Varia bastante entre estados. Consultar o Quero Abrir Empresa mais próximo de você, na Junta Comercial ou Cartório de seu estado.

5º Passo

Registrar a empresa na Receita Federal do Brasil (Obtenção do CNPJ)

6º Passo

Inscrição Estadual

Já o cadastro no sistema tributário estadual deve ser feito junto à Secretaria Estadual da Fazenda. Em geral, ele não pode ser feito pela Internet, mas isso varia de estado para estado. Atualmente, a maioria dos estados possui convênio com a Receita Federal, o que permite obter a Inscrição Estadual junto com o CNPJ, por meio de um único cadastro. (Essa atividade não está obrigado ao cadastro)

7º Passo

Registrar na Prefeitura (Obtenção do cadastro municipal)

8º Passo

Solicitar Alvará de Funcionamento

O alvará é uma licença que permite o estabelecimento e o funcionamento de instituições comerciais, industriais, agrícolas e prestadoras de serviços, bem como de sociedades e associações de qualquer natureza, vinculadas a pessoas físicas ou jurídicas. Isso é feito na prefeitura ou na administração regional ou na Secretaria Municipal da Fazenda de cada município.

Em algumas prefeituras, esse cadastro é realizado em conjunto ao cadastro municipal.

Taxas: Varia bastante entre municípios. Consultar o Quero Abrir Empresa mais próximo de você ou na prefeitura da sede da empresa.

9º Passo

Cadastrar a empresa na Previdência Social

10º Passo

Cadastrar a empresa na Caixa Econômica Federal.

Cadastros Específicos

Consultar o Quero Abrir Empresa para  mais detalhes.

Documentação Necessária

– 01 cópia autenticada do RG, CPF;
– 01 cópia autenticada do comprovante de residência dos sócios;
– 01 cópia autenticada do IPTU do Imóvel – sede da empresa;
– 01 cópia autenticada do contrato de locação se o imóvel for alugado.
Nota: O nome do locador constante no contrato de locação precisa ser o mesmo constante no IPTU, caso contrário, comprovar a propriedade do imóvel com o contrato de compra e venda.

INFORMAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO CONTRATO SOCIAL OU REQUERIMENTO DE EMPRESÁRIO (Individual) 
– Estado Civil (dos sócios), se casado – regime;
– Profissão;
– Valor do Capital (quanto maior o capital, maior a contribuição sindical anual da empresa);
– Administração da empresa (isoladamente ou em conjunto pelos sócios)
– Descrição exata da atividade da empresa;
– Participação societária de cada sócio;
– Nome da empresa para busca.
– Nº do recibo das 2 ultimas  Declarações de Imposto de Renda P.F. ou Titulo de Eleitor caso tenha elaborado a declaração de isento.

Tributação

Para esse tipo de atividade temos três tipos de tributação que podem ser aderido pela empresa.

Simples Nacional – Tipo de tributação com alíquotas reduzidas para empresas que faturam de no máximo R$ 2.400.000,00 ao ano.

 

Lucro Presumido – Pode variar de acordo a, mais fica em média de 13% a 16% sobre o valor do faturamento. O faturamento bruto anual da empresa para essa opção pode ser no máximo R$ 48.000.000,00;

 

Lucro Real – Tipo de tributação que usa o lucro líquido para tributação. Deve ser realizada uma avaliação dos custos/despesas dedutíveis da empresa para escolha do melhor regime.