Como abrir CNPJ para drogarias? Essa é uma dúvida comum entre aqueles que pretendem montar um negócio próprio, investindo na abertura de empresa no varejo farmacêutico.
Sabendo disso, a Soluzione Contábil, sua contabilidade especializada em drogarias e farmácias, preparou um conteúdo completo para ajudar você a abrir e regularizar a sua empresa, mantendo em dia todas as suas obrigações com o fisco.
Para conferir o que separamos para você, esclarecer suas dúvidas e saber mais, continue conosco e acompanhe este artigo até o final ou clique em um dos botões abaixo e fale com um contador especialista.
Como funciona o MEI para drogarias e farmácias?
Quando o assunto é como abrir CNPJ para drogarias e farmácias, uma dúvida que surge em meio a boa parte dos empreendedores é se drogarias e farmácias podem ser MEI.
O MEI – Microempreendedor Individual é um tipo de empresa que ficou conhecida pela economia que pode proporcionar em impostos, de modo que o MEI para drogarias e farmácias passou a ser muito procurado.
No entanto, não se pode abrir farmácia como MEI, tendo em vista que esse tipo de atividade não está presente no rol de ocupações permitidas aos microempreendedores individuais.
O que é necessário para abrir um CNPJ para drogarias e farmácias: vale a pena ser autônomo?
Você que chegou aqui em busca de informações sobre como abrir CNPJ para drogarias e farmácias, pode estar se perguntando se vale a pena ser autônomo ou se o melhor é realmente abrir uma empresa.
Em meio a esse tipo de dúvida, precisamos esclarecer que um CNPJ é sem dúvida alguma a melhor opção, por uma série de motivos, dentre os quais, podemos destacar:
- Economia no pagamento de impostos;
- Permissão para emitir notas fiscais;
- Operações legalizadas perante o fisco e vigilância sanitária;
- Acesso aos melhores fornecedores do mercado;
- Acesso a linhas de crédito para empresas.
No entanto, a tributação para farmácias e drogarias é uma das questões que mais chamam atenção, pois enquanto um comerciante pessoa física precisa recolher até 27,50% em impostos sobre seus rendimentos, quem decide abrir um CNPJ pode optar pelo Simples Nacional e contar com uma alíquota inicial de apenas 4% sobre o faturamento.
Além disso, se considerarmos que muitos produtos farmacêuticos possuem isenção de alguns impostos, a margem de contribuição pode ser ainda menor.
Como abrir CNPJ para drogarias e farmácias: quanto custa?
O custo para abrir drogarias e farmácias é de R$ 2.000,00 em média, a depender do tamanho da empresa e da localidade, sendo composto normalmente pelos seguintes itens:
- Taxa de registro na Junta Comercial do Estado;
- Aquisição de certificado digital e-CNPJ e e-CPF;
- Honorários do escritório de contabilidade;
- Licenças e alvarás de funcionamento.
Para saber mais e receber um orçamento detalhado, entre em contato conosco! Aqui na Soluzione temos condições especiais para abertura de farmácias e drogarias.
Como abrir CNPJ para drogarias e farmácias: qual o prazo?
Quando o assunto é como abrir CNPJ para drogarias, o que muitos empreendedores querem saber é, qual o prazo para montar uma drogaria ou farmácia.
Em meio a esse tipo de dúvida, precisamos esclarecer que o prazo para abrir CNPJ para drogarias e farmácias é de 1 a 30 dias, podendo ser superior a isso, de acordo com a sua região.
Sabendo agora, quanto tempo leva para montar drogarias e farmácias, vamos falar sobre os CNAEs e o passo a passo para abrir CNPJ.
Qual o CNAE para drogarias e farmácias?
De acordo com a legislação em vigor, o CNAE para drogarias é o 4771-7/01 Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas.
Por sua vez, o CNAE para farmácias de manipulação é o 4771-7/02 Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas.
A vinculação do CNAE correto ao CNPJ, é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal, Prefeitura, Vigilância Sanitária e demais autoridades.
Passo a passo de como abrir CNPJ para drogarias e farmácias
Após esclarecer algumas dúvidas importantes sobre o assunto, é hora de conferir em um passo a passo completo, como abrir CNPJ para drogarias e farmácias.
Veja como funciona o processo de abertura de empresa, entenda como abrir uma empresa do zero e tire os seus planos do papel. Abrir empresa pode ser muito mais fácil do que você imagina.
1.Contrate um escritório de contabilidade especializado: Para abrir uma farmácia ou drogaria, você vai precisar de uma assessoria contábil que entenda do segmento.
Com o apoio de um contador especialista, você vai legalizar a sua empresa e mais do que isso, vai descobrir como pagar menos impostos.
Talvez você ainda não saiba, mas é possível reduzir a tributação da farmácia através de um planejamento tributário que lhe ajudará a escolher o regime tributário mais econômico para o seu negócio, seja ele, o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real.
2.Escolha um endereço comercial: Outro passo muito importante quando o assunto é como abrir CNPJ para drogarias, é a escolha do ponto comercial.
Solicite ao contador que realize uma consulta de viabilidade na prefeitura, e veja se é permitido abrir esse tipo de estabelecimento no local desejado.
3.Elaboração do contrato social: Após você providenciar a documentação necessária para abrir uma drogaria ou farmácia, será preciso o contador elaborar um contrato social, documento que reúne uma série de informações importantes sobre sua futura empresa, como capital social, lista de atividades (cnaes), dados dos sócios, dentre outros itens.
4.Aquisição do certificado digital: Com a orientação da contabilidade, você também vai precisar adquirir um certificado digital de pessoa física (e-CPF) e um certificado digital de pessoa jurídica (e-CNPJ).
5.Registro nos órgãos competentes: Na sequência a contabilidade vai tomar as seguintes providências:
- Realizar o registro na junta comercial;
- Tirar CNPJ na Receita Federal;
- Solicitar a Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda;
- Solicitar a Inscrição municipal, licenças e Alvarás na Prefeitura;
- Providenciar a Licença na Anvisa e do Corpo de Bombeiros;
- Realizar o cadastro de lixo especial na Prefeitura.
Com tudo em ordem, você pode iniciar as atividades do negócio, lembrando sempre de observar os preços máximos dos medicamentos conforme determina a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e emitir nota fiscal.
Como abrir CNPJ para drogarias e farmácias: a importância da contabilidade especializada
Agora que você já conferiu o passo a passo para abertura da sua empresa, conte com o apoio de uma contabilidade especializada em drogarias e farmácias para colocar os seus planos em prática.
Com o suporte de uma contabilidade digital como a Soluzione, você abre a sua empresa, mantém suas obrigações em dia com o fisco, e ainda paga menos impostos.
Mas, qual o real motivo de eu ter que contratar um contador especialista em comércios?
O motivo é simples: para que você, empresário, possa ter liberdade de se dedicar ao crescimento do seu negócio, estando o seu contador focado em resolver a parte burocrática para você.
Já imaginou você arcando com multas sobre impostos não pagos, ou pagando tributos a mais por não ter o apoio de uma contabilidade especializada?
Por isso, o grupo Soluzione é especialista no seu tipo de negócio, e é a opção ideal para você abrir uma empresa de sucesso.
Clique em um dos botões abaixo, entre em contato conosco e solicite uma proposta de abertura de CNPJ, contabilidade e planejamento tributário.