Capital de Giro | Fluxo de Caixa | Controle Financeiro

Duas das principais ferramentas de controle financeiro, em qualquer ramo de negócio, são o Fluxo de Caixa e o Capital de Giro. Compreender como esses mecanismos funcionam, e principalmente, aplica-los corretamente no cotidiano da empresa, é fundamental para que o empreendedor assegure a saúde financeira do seu negócio.

O Controle Financeiro deve ser feito antes mesmo da abertura efetiva da empresa, já que dessa forma será possível planejar os investimentos e calcular com precisão das datas de entradas e saídas de valores, para que os compromissos se mantenham em dia, e da mesma forma, haja recurso suficiente para a compra de insumos, matéria-prima e outras despesas vitais para a produção de um bem ou serviço.

Priorizar o Fluxo de Caixa e o Capital de Giro trazem segurança e estabilidade ao negócio

Outra vantagem da utilização dessas ferramentas de controle é a capacidade de antever imprevistos, como a inadimplência ou alguma outra situação não prevista, e assim, manter uma reserva financeira para que os compromissos assumidos com credores sejam quitados na data combinada.

Planejamento e organização são a chave para o sucesso de qualquer empreendimento, e são o principal diferencial entre as empresas que prosperam e as que fecham as portas, portanto, quanto mais informação o empresário possuir e quanto mais aplicar esses conceitos, maior será a eficiência da sua gestão, e assim, a empresa manterá sua saúde financeira para planejar e efetivar sua expansão. Confira os detalhes sobre esses dois tópicos no vídeo…