Precificar serviços: uma dificuldade dos profissionais liberais e prestadores de serviços

Por Altair Alves – 

“Que preço devo colocar nos meus serviços?”: esta é uma dúvida comum a muitos prestadores de serviços, mas é ainda mais recorrente na cabeça dos profissionais liberais. Este setor inclui médicos, dentistas, advogados, consultores e muitos outros segmentos de atuação que apresentam dificuldade na hora de precificar seu trabalho. Infelizmente, não há um modo fácil de responder a esta pergunta!

A questão de estabelecer valores, de fato, já se tornou um obstáculo cultural para muitos destes profissionais liberais. É fácil nos depararmos, por exemplo, com um médico que deseja que sua função (e seus serviços) sejam devidamente valorizados mas, ao frequentar um dentista, por exemplo, tende a considerar o preço cobrado pelo atendimento odontológico demasiado caro. Este problema tem como base a limitação de profissionais de todos os ramos no que diz respeito a valorizar o trabalho do outro. Sim, é fácil se deixar levar pelo pensamento de que nossa profissão precisa ser mais valorizada e bem remunerada no mercado, mas que os serviços autônomos que contratamos no dia a dia cobram muito caro para oferecer suas aptidões. A verdade é que torna-se necessário considerar todo o conhecimento e a experiência dos profissionais naquele determinado ofício.

Diante desta realidade, fica fácil perceber que cada negócio deve chegar à sua própria estrutura de preços, em coerência com seu tipo de serviço, custos, posição da profissão no mercado, dentre outros fatores. Neste contexto, é preciso considerar vários itens antes de precificar seu trabalho de forma justa e à altura das suas atribuições.

Afinal, como colocar um preço nos meus serviços?

Separamos algumas dicas para que você saiba o que você deve que considerar ao precificar  seus serviços e como solucionar os problemas comuns em relação aos valores atribuídos:

Faça uma pesquisa de mercado

Para acertar nos preços dos seus serviços, é essencial que você olhe para os seus competidores. Faça uma pesquisa de mercado simples (pode ser online ou na sua região de atuação) para descobrir com quem você está competindo, o que eles oferecem e o quanto eles cobram.

Detalhe seus custos

Considere todos os seus gastos para realizar o trabalho antes de estabelecer um preço. Se você tem que ir até seu cliente, você precisa incluir as despesas do transporte, ainda que você vá com seu próprio carro. Também coloque na conta os custos com ligações, refeições, impressões e, principalmente, seu tempo gasto.

Pense no pior caso

Outra boa dica é pensar sempre no “pior caso”. Quantas vezes os profissionais colocam o preço no seu trabalho e, quando a situação se complica, o negócio deixa de valer a pena? É melhor considerar que as despesas serão maiores do que você imagina do que se arrepender depois. Seja realista com seu tempo e seus recursos!

Estipule um preço

Agora que você já juntou todos estes custos, estipule um preço na sua mente! Os clientes irão aceitá-lo se você explicar detalhadamente os custos que terá. Se tiver que aumentar os preços, ofereça algo a mais para que eles se sintam mais confortáveis com o valor cobrado.

Tenha feedback dos seus preços

Se ainda assim você tiver dúvidas quanto a o seu preço final, pergunte para os seus clientes! Faça uma pesquisa indagando o quanto estão dispostos a pagar e o porquê. A melhor hora fazer o questionamento é no momento do término do serviço, já que ele estará fresco na mente dos clientes. Mas claro: não se esqueça de considerar os padrões para o seu atendimento. Um serviço melhor tem que ser mais caro para ser lucrativo. É justo!

Reveja seus preços regularmente

Falando em preço, tente rever esta taxa a cada seis meses. Assim, você irá conseguir acompanhar as mudanças no mercado, sem perder clientes. Este cuidado previne a situação de que você tenha que aumentar muito o seu preço de maneira brusca, já que ele não foi revisado por muito tempo.

A importância da Contabilidade

Mesmo diante do processo que apresentamos, é importante contar também com uma empresa de contabilidade com experiência no seu mercado. Um contador especializado pode, além de ser uma fonte de pesquisa, constituir-se como um aliado nas suas decisões de negócios. Muitos dos clientes deste profissional provavelmente já passaram por este mesmo problema. A experiência de uma assessoria na área fará toda a diferença!

Vale ressaltar, também neste caso, a questão da precificação dos serviços de apoio contábil. Os profissionais desta área estão aptos a oferecer uma rica consultoria para manter a saúde financeira do seu negócio, as tributações em dia, as folhas de pagamento em ordem e toda uma série de demandas contábeis fundamentais para o sucesso do seu trabalho. Exija qualidade e competência na assessoria de contabilidade, mas tenha em mente que, assim como você cobra pelo seus conhecimentos e técnicas especializadas, estes profissionais também merecem receber um valor coerente com o nível de seus serviços.

Definir um preço justo é essencial para o sucesso de todo negócio. No entanto, o elemento realmente importante em qualquer mercado é a excelência dos serviços prestados.

Altair Alves é Sócio-Fundador da Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil. Empresa Especializada e Contabilidade para Empresas Prestadoras de Serviços de Pequeno, Médio e Grande Porte.