Pensando em abrir uma empresa? Saiba por que você deve investir em um plano de negócios

Por Altair Alves

O processo de abertura de uma empresa envolve a tomada de inúmeras decisões fundamentais. É preciso definir qual o produto ou serviço a ser comercializado, qual o nicho de mercado se pretende atingir, como serão feitas as transações financeiras e o controle contábildo empreendimento, quais serão as estratégias para captar investimentos e outras várias definições cruciais para o estabelecimento de qualquer negócio.

Para organizar e formalizar todas estas determinações importantes acerca da empresa, a elaboração de um  plano de negócios é um documento indispensável: nele, o empreendedor descreve todos os objetivos e metas da empreendimento e as estratégias pelas quais eles serão alcançados. Projeções de custo, faturamento e margem também são incluídas no processo.

Confira mais informações sobre a importância do plano de negócios e saiba por que ele é crucial para a abertura da sua empresa!

Visão global do negócio: característica crucial para qualquer empreendimento

Usualmente elaborado nas ocasiões de abertura ou expansão de um negócio, este plano traz consigo uma vantagem crucial para qualquer empreendimento: a concessão de uma visão globalizada de todos os aspectos relevantes para o sucesso da empresa. Assim, tendo em mãos este documento, você será capaz de identificar quais serão os caminhos mais indicados para atingir os objetivos esperados, assim como apontar quais serão as parcerias e fornecedores mais interessantes para seu segmento e também prever qual será o capital requerido para realizar a operação de maneira eficaz.

O papel de cada membro da equipe também fica melhor delimitado com a formulação do plano de negócios: o documento ainda indica quais são os atributos essenciais que o profissional deve possuir para assumir determinado cargo no contexto da empresa.

Pontos importantes que devem ser incluídos no seu plano de negócios

A estruturação do plano de negócios da sua empresa deve conter alguns aspectos fundamentais para determinar a trilha a ser seguida no rumo ao sucesso. Seguir este roteiro é importante para reduzir eventuais riscos antes mesmo de o empreendimento começar a funcionar. Tome nota dos principais tópicos do documento:

Sumário Executivo

No sumário, devem ser detalhados os principais pontos do plano,  além de serem fornecidos dados essenciais relacionados à missão da empresa, à forma jurídica do negócio, ao enquadramento tributário (o regime será normal ou simples?), às origens dos recursos da empresa e ao capital social.

Plano Financeiro

Um dos planejamentos mais importantes para a gestão de qualquer empreendimento, o tópico do plano financeiro, no plano de negócios, contém os dados relacionados aos investimentos da empresa, como o financiamento de vendas, o capital de giro e ao pagamento das despesas. Neste sentido, é importante ressaltar, para as empresas que estão começando, a grande relevância de uma gestão contábil eficiente para o controle das contas a pagar e a receber, a manutenção de um fluxo de caixa saudável e à manutenção eficaz da tributação, dentre outros mecanismos indispensáveis para o equilíbrio das finanças.

Vale ressaltar, neste tópico, a praticidade de se realizar a terceirização da área e contar com o apoio de uma assessoria contábil especializada no segmento da sua empresa e nos processos necessários para a abertura de um negócio. Usufruindo dos serviços de uma empresa do setor, você poderá focar nas decisões administrativas do seu empreendimento, ainda mais importantes nessas primeiras etapas.

Análise de mercado

Neste tópico do plano de negócios, são descritos quais são os fornecedores, os concorrentes e o público-alvo da sua empresa, dados cruciais para consolidação de todo empreendimento.

Plano de marketing

Investimento indispensável para o sucesso, as estratégias de marketing devem ser bem pensadas e formuladas desde os primeiros momentos da sua empresa. No plano de negócios, o tópico do plano de marketing é utilizado para descrever qual é seu produto, qual é seu preço e a forma como esta mercadoria será comercializada. Além disso, contém também informações relacionadas ao tipo de estratégia de marketing no qual sua empresa irá investir.

Plano operacional

O tópico contém dados relacionados ao arranjo físico ou layout do seu negócio. Nele, são delimitados como será a distribuição de setores, pessoas e recursos no seu empreendimento.

Através da formulação de um plano de negócios, você conseguirá mensurar riscos, elaborar estratégias eficientes de vendas e trabalhar para atingir as metas estabelecidas para sua empresa. Gostou de saber mais sobre a importância do plano de negócios nesta fase crucial de abertura de um empreendimento?

Para lidar com toda a documentação necessária e o processo de legalização da sua nova empresa, conte com os serviços especializados da Soluzione Contábil. Estamos sempre dispostos a ajudá-lo e comprometidos com o seu sucesso!

Altair Alves é Sócio-Fundador da Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil. Empresa Especializada e Contabilidade para Empresas Prestadoras de Serviços de Pequeno, Médio e Grande Porte.