Para o Médico PJ, o Foco é Redução de Imposto e Lucratividade

A crise financeira pela qual passamos atualmente apresentou um grande problema para o Médico PJ, com uma queda drástica no atendimento particular em função dos valores necessários para cobrir custos com saúde. Contudo, a insuficiência de atendimento do sistema público de saúde e a dificuldade de manutenção de um plano de saúde regular oferece lugar a uma nova tendência na saúde: as clínicas de saúde populares.

Para garantir a redução de impostos e manter a lucratividade, o Médico PJ enfrenta um grande desafio, mas as ofertas de serviços médicos com valores mais adequados às necessidades de seu público-alvo podem ser a melhor solução.

A redução de custos na clínica médica é uma excelente forma de aumentar os lucros sem necessidade de aumentar o valor da consulta, embora se deva ter o cuidado para não afetar a qualidade dos serviços oferecidos.

A melhor forma de aumentar a lucratividade e reduzir os impostos para o Médico PJ é otimizar os seus processos de gestão. Veja, a seguir, algumas recomendações que podem ser aplicadas na clínica médica para alcançar esses objetivos:

1.    Analise as despesas da empresa do Médico PJ

Analisar as despesas do Médico PJ, da mesma forma que tratar um paciente, é o passo básico para levar os problemas e aumentar a lucratividade. Para tanto, reúna todas as contas e extratos financeiros, receitas e despesas e agrupe os documentos em períodos mensais.

Cada mês deve ser analisado separadamente, classificando por categorias de despesas e origem de receitas, analisando como funciona o fluxo de caixa e qual foi o retorno dos investimentos. Com um relatório completo é possível comparar a evolução das despesas durante o ano, identificando sazonalidades e tendências recorrentes.

A partir daí é possível implantar indicadores de desempenho e elaborar um plano de ação.

2.    Faça o diagnóstico do empreendimento do  Médico PJ

A partir da identificação dos possíveis problemas em despesas é possível encontrar formas de reduzir os custos para aumentar a lucratividade do negócio do Médico PJ. Corte os itens supérfluos, reformule a grade de horários se houve atrasos em consultas e renegocie com fornecedores se houver cobrança de preços acima do mercado.

3.    Reduza os processos burocráticos

Existem diversas formas de reduzir a burocracia de um Médico PJ e um dos principais é o agendamento de consultas e procedimentos. Se a agenda está lotada, os pacientes buscam horários de consulta, o que exige que a clínica médica tenha uma secretária sempre de prontidão.

Muitas vezes também ocorre o custo do retorno de ligações, o que pode apresentar o risco de novos clientes marcarem consultas. Identificando toda as burocracias é possível encontrar soluções mais criativas, usando principalmente a tecnologia em favor do negócio do empreendedor da saúde, usando redes sociais e sistemas de comunicação como o Skype, o WhatsApp e o Messenger para marcação de consultas e acompanhamento de pacientes.

4.    Utilize um sistema de gestão médica

Implantar um sistema de gestão para o Médico PJ é uma das formas de reduzir os custos e aumentar a lucratividade do seu empreendimento. O software médico otimiza todos os processos, acabando com muitos gargalos dentro da empresa, permitindo, entre outras funcionalidades:

  • Implantar uma agenda eletrônica para não perder informações;
  • Gerar o prontuário eletrônico e eliminar custos com papel e suprimentos de impressão;
  • Enviar lembretes de consultas para os pacientes.

 

5.    Reduza os custos dos impostos

Finalmente, vamos entrar no ponto crucial para o Médico PJ: a redução de impostos pagos pela clínica médica pelos serviços prestados.

Um Médico PJ pode, atualmente, optar pelo Simples Nacional, situação antes não prevista na legislação, mas permitida desde 2015, através do Anexo VI, possibilitando que empresas de medicina, inclusive laboratorial e de enfermagem, possam recolher os impostos através de uma única guia.

No anexo VI do Novo Simples Nacional também foram incluídos os serviços de odontologia, psicologia, psicanálise, terapia ocupacional e fonoaudiologia, entre outras.

Os cálculos comparativos apresentam uma pequena vantagem no recolhimento de tributos para o Médico PJ através do Simples Nacional, em comparação com o Lucro Presumido ou o Lucro Real, principalmente quando a clínica possui uma folha de pagamentos mais significativa. Nesse caso, é importante fazer os cálculos para verificar se haverá ou não vantagens, e isso pode ser feito através de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para médicos, possibilitando escolher o melhor regime tributário.

É importante manter uma assessoria contábil, visto que o novo anexo pode sofrer reformulações nas alíquotas, uma vez que diversas entidades estão em busca de sua redução.

E você doutor, que atua como médico PJ, como está o planejamento tributário e financeiro de sua clínica médica? Tem conseguido reduzir os custos com impostos, aumentando assim, a lucratividade do seu negócio na área da saúde? Ainda não?

Nós podemos lhe ajudar com esses importantes diagnósticos sobre a saúde financeira da sua clínica médica e muitos outros aspectos fundamentais para que sua clínica médica seja um verdadeiro sucesso. Venha tomar um café conosco e vamos falar sobre o sucesso do seu negócio!

Estamos esperando por você!

Até breve!