Contador e Advogado: profissionais que são um apoio social e empresarial para os cidadãos brasileiros

O QUE VOCÊ VAI CONHECER NESSE CONTEÚDO?

Por Altair Alves –

As profissões de contador e advogado são tradicionalmente injustiçadas na mente de muitos brasileiros, principalmente daqueles que não conhecem a fundo seu trabalho e sua função . No entanto, a atuação destes segmentos, além de essenciais para a sociedade, são comprovadamente efetivas para o ramo empresarial! Vamos abordar alguns aspectos de cada uma das profissões, e como elas podem ajudar a sua empresa a crescer de forma sustentável e efetiva!

Concepções equivocadas

Não são poucas as pessoas que sustentam concepções equivocadas a respeito da atuação da área de advocacia e contabilidade. É comum encontrar quem defenda que o advogado e o contador são um “mal” necessário, chegando a atestar mesmo que são funcionários do governo. Muitos chegam até a afirmar que estes profissionais estão presentes nas relações comerciais, sempre com o objetivo de defender os interesses dos governantes, quando a realidade é que eles também passam, no cotidiano, pelos mesmos encargos trabalhistas que outros empresários e funcionários de diversos segmentos.

Outro equívoco típico de muitos acerca destas profissões é pensar que elas apoiam a burocracia, já que vivem dela. No entanto, não se pode ignorar que advogados e contadores também são impactados de forma negativa pela “papelada”  instituída para estes serviços, principalmente porque eles precisam lidar com este obstáculo diariamente.

A seguir, iremos tratar do verdadeiro papel destes profissionais e de sua importância para empresas de todos os segmentos e para a sociedade como um todo.

O papel do contador nas empresas: apoio essencial

CRC SPO contador, apesar de ser uma figura muitas vezes descriminada no meio corporativo, é imprescindível para a gestão dos negócios. Este profissional tem conhecimento nos setores contábil, financeiro, fiscal e principalmente empresarial, sendo uma fonte rica de informações e conhecendo de perto os principais acertos e erros dos empresários. Com isso, um bom serviço de contabilidade pode orientar e evitar diversos prejuízos nas empresas.

Segundo dados do IBGE, 48,2% das novas empresas não sobrevivem mais de 3 anos no mercado, muitas delas por não contarem com uma boa gestão financeira e contábil. Para prevenirem-se deste risco, os negócios de sucesso enxergam sempre na figura do contador um aliado em várias esferas da administração, orientando e auxiliando a aplicação consciente e vantajosa dos recursos dos empreendimentos.

Ter um profissional de contabilidade como aliado também garante diversos outros benefícios para as empresas. Neste sentido, uma boa gestão contábil pode orientar as empresas para uma redução da carga tributária, área em que os contadores são especialistas. Isso sem falar no que eles podem auxiliar o empresário quanto ao nível de endividamento da empresa, além de identificarem se o negócio está realmente dando lucro.

A função do advogado na sociedade

oab-spO advogado também é tradicionalmente recriminado por sua atuação. Muitos também ignoram que esta profissão é essencial para que seja garantida a luta por um melhor equilíbrio social e pela aplicação da justiça. O advogado também é um instrumento básico para assegurar a defesa e a aplicação da lei em todas as instâncias.

A atuação do advogado abrange várias áreas, como a assessoria e a consultoria (internas e externas), procuradoria e auditoria jurídica. Todas essas funções são essenciais para que  as empresas permaneçam dentro do limite da lei, prevenindo problemas de futuros e eventuais litígios por parte da fiscalização governamental.

Diante deste contexto, o ideal é que as empresas usufruam de uma atuação conjunta de advocacia  e contabilidade. A prerrogativa da defesa é do advogado e, com isso, um bom trabalho preventivo pode auxiliar a minimizar futuros prejuízos nas empresas. Sem contar que um bom advogado sempre é assessorado por um bom contador, razão pela qual ambas as profissões trabalham juntas para o crescimento.

Profissões interligadas

É fácil concluir que o contador e o advogado são parceiros inseparáveis, uma vez que a contabilidade tem toda sua base fundamentada de maneira legal, o que obriga o contador a ter uma relação muito íntima com as Leis e procedimentos jurídicos, assim como o advogado. Este fato aproxima o contador do profissional de advocacia, fazendo com que o trabalho efetivo destas profissões esteja interligado pelo objetivo de oferecer uma gestão integrada e completa para as empresas.

Altair Alves é Sócio-Fundador da Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil. Empresa Especializada e Contabilidade para Empresas Prestadoras de Serviços de Pequeno, Médio e Grande Porte.

Orçamento em
3 passos

Preencha o formulário
e fale com um especialista

ÚLTIMOS POSTS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

*ESPERE*

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

ORÇAMENTO EM
3 SIMPLES PASSOS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.