Contabilidade para Microempresa e Empresas de Pequeno Porte: a importância da gestão contábil para micro e pequenas empresas para pagar menos impostos

O QUE VOCÊ VAI CONHECER NESSE CONTEÚDO?

Falaremos no artigo de hoje sobre a Contabilidade para Microempresa para Empresas de pequeno porte no Brasil.

Quando empreendedor busca abrir uma empresa, ele precisa entender que para a empresa funcionar,  tem algumas obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas que todos os meses ele precisa entregar essas informações para governo através das declarações.

É bom ressaltar,  que toda empresa no Brasil está obrigada a manter a escrituração contábil de toda sua movimentação. Apenas o microempreendedor individual que não está obrigado a fazer a contabilidade empresarial mês a mês.

A princípio o dono da micro e pequena empresa pensa que contratar um contador pode ser um custo para a sua empresa, mas é preciso entender que além de entregar todas as obrigações, o contador pode ajudar também de forma estratégica na gestão da sua pequena empresa.

Nós sabemos que grande parte das microempresas empresa de pequeno porte do Brasil,  acabam fechando as portas em menos de 5 anos, por isso que indicamos aos empreendedores que contrate um contador especializado para ajudar na gestão estratégica da sua microempresa.

Vamos ver um vídeo , em seguida, continuaremos a leitura.

O contador que não faz contabilidade da microempresa

contabilidade para microempresa

Como a maioria das empresas no Brasil começam com um pouco de informalidade, o empresário em sua maioria, acabam não compreendendo a obrigatoriedade de fazer a contabilidade da sua microempresa.

Essa responsabilidade também é em grande parte do contador que mesmo sabendo da obrigatoriedade, aceita fazer o básico que o cliente enxerga para não perder os seus honorários contábeis.

Acontece que se você não envia o extrato bancário todos os meses para o seu contador, não tem como ele realizar a escrituração contábil da sua microempresa.

Isso pode acarretar uma série de problemas para você que é microempreendedor ou tem uma pequena empresa. Por isso acredito que não vale a pena você ter uma contabilidade que não executa o trabalho necessário para te manter regular.

Basicamente seria um médico te atendendo e mesmo sabendo que as suas ações podem te levar a morte, ele simplesmente cruzar os braços porque você tem resistência de fazer o que é certo.

Aqui não Soluzione contábil, nós não apenas fazemos a contabilidade da sua micro empresa, como também preparamos relatórios para te ajudar na tomada de decisão da sua pequena empresa.

Investimentos na microempresa

investimentos na microempresa

Outro ponto importante quando falamos de contabilidade para microempresa e empresas de pequeno porte, é a captação de recursos necessários para a criação da sua empresa.

Nenhuma instituição vai querer financiar parte da sua operação o emprestar dinheiro para que você possa aumentar a sua produção ou aumentar sua entrega de serviços sem você mostrar para eles os resultados operacionais até o momento.

Isso você mostra através da execução bem feita da contabilidade da sua empresa.

É comum alguns empreendedores terem dificuldades para entender e acabam não valorizando o trabalho do contador. Por este motivo a grande maioria das empresas no Brasil são microempresas.

Se você mantiver a contabilidade da sua empresa de forma desorganizada, jamais conseguirá investimentos bancários e de instituições. Até investimentos anjo, que são pessoas físicas que colocam dinheiro em sua empresa com objetivo de ganhar com os resultados, deixaram de investir na empresa.

Eles só colocam dinheiro na tua empresa, se essa parte contábil fiscal estiver regularizada.

lembrando que o código civil define como obrigatório o empresário manter a contabilidade na sua empresa organizada.

Quando falamos balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício, fluxo de caixa e outros controles, associamos a média/grande empresa, atualmente esse cenário está mudando.

Através internacionalização dos métodos contábeis, empresas que buscam exportar serviços e mercadorias para outros países, precisam se adequar a transparência exigida por compradores na contabilidade.

Durante algum tempo, os bancos exigiam dos seus clientes, uma carta de faturamento que comprovasse a receita anual da empresa, hoje isso já mudou.  Os bancos precisam conhecer melhor a saúde patrimonial da empresa e seu endividamento global. Para isso estão exigindo as demonstrações contábeis para comprovação e avaliação da sua empresa.

É obrigatório a contabilidade para microempresa e empresas de pequeno porte? 

Atualmente o Brasil tem mais de 6 milhões de empresas, sendo 99% delas micro e pequenas. Essas empresas por não conhecer a obrigatoriedade de manter a escrituração contábil, contratam de empresas de contabilidade, apenas Assessoria Fiscal e Trabalhistas.

Assim, com a escrituração fiscal através do livro caixa atendia a Receita Federal, muitos profissionais optavam em oferecer apenas a parte fiscal e trabalhista. Mas antes de contratar uma contabilidade para sua empresa, ajuste isso com o contador.

Outro grande entrave para realização da escrituração contábil é a informalidade ou a prática da sonegação fiscal por parte de empresários que não emitiam Notas Fiscais para a venda de serviços e produtos, a contra partida da entrada contábil da empresa ficava comprometida.

Para realizar a Escrituração Contábil, é necessário que ao término do mês, a empresa envie há contabilidade extratos bancários, notas fiscais de compras, de vendas e toda movimentação financeira e patrimonial para que seja conciliada e contabilizada.

Na verdade a maioria dos médios, pequenos e microempresários estão preocupados em não pagar os impostos alegando a falta de retorno dos governos à sociedade. Acreditamos que a formalidade é o melhor caminho para um crescimento sustentável.

Para o Regime do Lucro Presumido e Simples Nacional, a contabilidade ganha ainda mais cunho gerencial, pois as despesas da empresa não influenciam na tributação que é realizada com base na receita não no Lucro.

Contabilidade gera crescimento para microempresa e pequenas empresas

Primeiramente, você consegue medir retorno do investimento, lucro operacional, margem de contribuição de cada produto, fluxo de caixa entre outros sem números confiáveis em sua mão?

O escopo principal da contabilidade é medir a variação patrimonial das empresas e mensurá-las através desses relatórios.  É verdade que toda formalidade tem um custo financeiro para seu negócio, mas acredite que dessa forma terá sustentabilidade.

Para cobrar do Governo uma melhor distribuição de renda em nosso país e menor carga tributária, precisamos sem dúvida fazer a nossa parte.

Contrate uma boa assessoria contábil que ofereça a sua empresa, serviços de contabilidade que proporcionam segurança, crescimento e sustentabilidade.

Ter uma gestão empresarial eficiente é importante para seu crescimento.  Com a globalização empresarial atrelado a facilidade do comércio exterior, muitas empresas estão crescendo e vendendo para outros países.

Não perca tempo se preocupando com sonegação fiscal e desenvolvendo trabalho na informalidade. Seja criativo e trabalhe bastante que sua pequena empresa pode crescer e muito.

Nós temos um serviços de contabilidade para microempresa de social media. Você pode contar com nossa assessoria completa.

Enfim, nosso escritório de contabilidade é especializado em contabilidade para microempresa e empresas de pequeno porte, ME e EPP.

Quais os regimes de tributação para microempresas: quais os impostos de uma microempresa

A parte mais importante das empresas é a tributação, e esse tem sido um ponto em que o empreendedor precisa se atentar muito.

Por isso é muito importante fazer um planejamento tributário com uma contabilidade especializada, definir o melhor tipo de tributação e a melhor forma de estruturar a empresa para pagar o menor imposto possível.

Sendo assim, vamos conhecer os diferentes regimes tributários existentes no Brasil, sendo eles:

Lucro Real: Esse regime é o menos usado, pois vale mais a pena para grandes empresas, por conta da sua forma de cálculo do imposto, que é com base no lucro.

Lucro Presumido: Esse é um tipo de tributação que o governo presume o lucro e fixa uma alíquota de 11,33% mais o ISS que pode variar de 2% a 5%, a depender do município. Sendo assim, a alíquota do Lucro Presumido varia de 13,33% a 16,33%.

Simples Nacional: Já o Simples Nacional é o regime tributário mais usado, por ser o mais econômico na maioria dos casos. Esse tipo de tributação tem 5 anexos, e a alíquota varia de 4% a 33% de acordo com o tipo de atividade e o faturamento.

O Simples Nacional pode não ser o melhor regime, caso a empresa seja do anexo V e após um planejamento tributário a contabilidade constatar que vale a pena abrir uma microempresa no Lucro Presumido.

Como abrir uma microempresa: a importância da abertura de CNPJ ME

Agora que você já sabe o que é e como funciona a contabilidade para microempresas, já sabe que a melhor forma de pagar menos impostos, seja no Simples Nacional ou outro regime tributário, é criar um CNPJ ME e atuar na pessoa jurídica.

Para isso, você precisa abrir um CNPJ e deixar de atuar na pessoa física, onde a carga tributária do Imposto de Renda e INSS é muito maior.

Então vamos ao passo a passo para abrir uma microempresa:

  1. Adquirir um certificado digital de pessoa física, o e-CPF;
  2. Definir um endereço comercial, podendo ser um endereço fiscal, sede virtual e coworking;
  3. Fazer a consulta de viabilidade do endereço junto à prefeitura;
  4. Definir todos os dados, como capital social, atividades e CNAEs, documentos dos sócios;
  5. Elaborar junto a uma boa contabilidade, um bom contrato social. Também um acordo de sócios, caso seja necessário;
  6. Registrar o contrato social na Junta Comercial;
  7. Registrar o CNPJ na Receita Federal;
  8. Fazer o cadastro da Inscrição Estadual junto à Secretaria da Fazenda, no caso de comércio;
  9. Fazer o cadastro da Inscrição Municipal junto à prefeitura;
  10. Obter os alvarás e licenças, caso seja necessário;
  11. Adquirir um certifica do digital de pessoa jurídica, o e-CNPJ.

Após esse passo a passo, a sua microempresa estará pronta para emitir as notas fiscais e pagar menos impostos.

Contrate agora a Soluzione para abertura de microempresa e assessoria contábil, através dos botões abaixo.

 

Orçamento em
3 passos

Preencha o formulário
e fale com um especialista

ÚLTIMOS POSTS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

*ESPERE*

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

ORÇAMENTO EM
3 SIMPLES PASSOS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.