Como Gerir sua Clínica Médica com Apoio de Sistemas de Gestão

O QUE VOCÊ VAI CONHECER NESSE CONTEÚDO?

É fácil entender o impacto da tecnologia da informação no segmento de saúde, principalmente quando se trata de uma clínica médica. A necessidade de manipulação e de manutenção de tratamentos de pacientes através de sistemas de gestão permitem maior agilidade em todos os serviços prestados.

Numa clínica médica, quando as informações podem ser acrescidas e revistas, os sistemas de gestão para clínicas oferecem muito mais rapidez, influenciando diretamente no grau de eficácia do trabalho e do atendimento prestado aos clientes.

Mais do que apenas cuidar dos pacientes da clínica médica, os sistemas de gestão permitem uma melhor administração e controle financeiro, permitindo que os profissionais responsáveis se dediquem à sua atividade primordial, que é exatamente o atendimento aos pacientes.

 

Leia Também: Processo de Abertura de Empresa para Médicos

 

Otimizando os processos da clínica médica

A clínica médica pode otimizar de forma visível todos os seus processos com a utilização de sistemas de gestão. Essa nova forma de trabalho pode gerar inúmeros benefícios, oferecendo melhores condições aos pacientes e clientes e elevando o conceito da própria clínica junto ao público em geral:

1.   Maior proximidade e segurança para o paciente

O paciente precisa e o médico deve corresponder às suas necessidades, conhecendo a fundo os hábitos e cuidados necessários para cada paciente. O conhecimento é fundamental para receitar procedimentos corretos para a saúde e para manter o melhor relacionamento entre o médico e seu paciente.

A clínica médica voltada para o aproveitamento da tecnologia consegue manter o seu gerenciamento através de novas estratégias, construindo uma base consistente e confiável para seus clientes e pacientes.

Os sistemas de gestão para clínicas médicas permitem registrar o histórico médico de cada paciente de forma completa, criando um prontuário eletrônico que irá permitir melhor organização e administração das informações, além do cruzamento de informações úteis, oferecendo maior agilidade no atendimento.

Com os sistemas de gestão, o próprio médico terá em mãos todas as informações sobre o paciente rapidamente e com a segurança de ter dados corretos que permitam uma consulta eficiente, com maior segurança para o seu paciente.

2.   Melhor gerenciamento do relacionamento com o cliente

Mantendo um perfil detalhado dos pacientes da clínica médica, os sistemas permitem que os profissionais médicos orientem suas ações para melhorar o relacionamento com seus clientes, demonstrando seu comprometimento com os cuidados exigidos à saúde de cada um.

O trabalho de relações públicas da clínica médica pode ser feito com apoio de secretárias, utilizando os dados dos sistemas, desenvolvendo uma política de relacionamento para gerar confiança e fidelização.

Uma das grandes facilidades da tecnologia com relação à comunicação é a possibilidade de contato através de mensagens eletrônicas, lembrando os pacientes sobre consultas, mostrando a atenção após o atendimento e realizando pesquisas de satisfação, enviando mensagens de felicitações por aniversários ou datas comemorativas.

3.   Divulgando o trabalho da clínica médica

A melhor oferta da tecnologia da informação para a clínica médica é a possibilidade de divulgação dos seus serviços, principalmente na época em que vivemos, onde a concorrência se torna cada dia mais acirrada.

Os sistemas de gestão possibilitam melhor acesso à presença na internet, oferecendo meios para a divulgação dos serviços da clínica médica e possibilitando gerar uma relação de confiança com os pacientes, principalmente com a produção de informativos sobre cuidados com a saúde, enviando regularmente newsletters para os pacientes cadastrados.

4.   Otimizando o gerenciamento administrativo da clínica médica

Para prestar bons serviços para seus pacientes, a clínica médica deve oferecer um bom atendimento, confiabilidade nas consultas e procedimentos e resultados positivos para a saúde dos clientes.

A interação médica entre o profissional e o paciente pode ser mais trabalhada na clínica médica através do conhecimento de necessidades e preferências dos atendidos, permitindo que a clínica tenha condições de se gerenciar economicamente e de oferecer preços mais acessíveis, ao mesmo tempo em que mantém o equilíbrio financeiro.

A automatização dos processos administrativos possibilitada pelos sistemas de gestão permite a redução de custos na clínica médica, mantendo completo controle sobre as finanças, sobre o fluxo de caixa e sobre o acompanhamento das condições financeiras da clínica.

Dessa forma, os profissionais responsáveis pela gestão podem ter relatórios financeiros que darão apoio às decisões sobre procedimentos e preços de consultas, rendimentos de planos de saúde e outros que o possam auxiliar em suas decisões.

 

Assista ao vídeo: Dicas de Contabilidade para Clínicas Médicas

 

5.   Melhorando a estratégia organizacional

Os serviços prestados pela clínica médica que se utiliza de sistemas de gestão possibilita aplicar os recentes conceitos de inteligência administrativa, criando meios de gestão dentro das preferências e necessidades dos pacientes.

A tecnologia é um instrumento essencial para o planejamento, o desenvolvimento e adoção de estratégias que ofereçam vantagens competitivas, não apenas com relação à concorrência, mas também com a oferta de serviços de forma mais eficiente, dentro das necessidades do público atendido.

Nós, da Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil, somos uma empresa de contabilidade em São Paulo, especializada em Contabilidade para Clínicas Médicas. Temos uma equipe de especialistas totalmente capacitados para atender às demandas financeiras e contábeis dos Médicos Empreendedores e de suas clínicas e consultórios, apesar do ritmo dinâmico da rotina desses profissionais. Podemos oferecer um atendimento totalmente personalizado e com alto nível de qualidade aos profissionais da saúde (pessoa física ou jurídica).

Venha tomar um café conosco e vamos bater um papo sobre sua jornada empreendedora Doutor! Queremos que você cuide muito bem dos seus pacientes, enquanto nós cuidamos muito bem do seu empreendimento corporativo na área da saúde.

Até breve!

Orçamento em
3 passos

Preencha o formulário
e fale com um especialista

ÚLTIMOS POSTS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

*ESPERE*

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

ORÇAMENTO EM
3 SIMPLES PASSOS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.