Como Abrir uma Microempresa – ME

Fala empreendedor e empreendedora! Resolveu empreender e quer saber como você abre uma microempresa mais conhecida como “ME”. Vamos abordar esse tema de uma forma bem direta e que você consiga entender o que realmente é abrir uma empresa e como você transformar essa empresa em uma microempresa.

Já preciso te falar por que a pergunta como abrir uma microempresa precisa de um pequeno ajuste, porque microempresa é um enquadramento e não um tipo de empresa que pelo código civil nós chamamos de natureza jurídica.

Mas fica tranquilo, meu objetivo aqui nesse artigo não é abordar o tema de uma forma técnica mas de uma forma simples para você que precisa fazer a abertura da sua empresa, possa entender conceitos básicos e principalmente não tome nenhuma atitude precipitada nem comece de forma desorganizada.

O que é um Microempresa?

Quando falamos em microempresa, estamos falando de uma pequena empresa que tem o seu faturamento dentro do limite permitido por lei de até R$ 360.000 no ano o que mensalmente te dá um valor de R$ 30.000.

Além da ME você tem a EPP que é a empresa de pequeno porte que tem no seu faturamento anual o valor máximo de 4,8 milhões por ano.

A opção pelo enquadramento como me é realizado no momento da abertura da empresa na junta comercial ou no cartório de pessoa jurídica.

Você também pode fazer o enquadramento a qualquer momento basta para isso, realizar um procedimento na junta comercial e na receita federal, lembrando que você precisa alterar os dados da sua empresa em todos os órgãos.

Quais atividade podem ser Microempresa?

Para todas as empresas registradas na junta comercial ou no cartório de pessoa jurídica pode-se realizar o enquadramento da empresa como microempresa ou empresa de pequeno porte.

Apesar da Lei da micro e pequena empresa falar sobre a tributação do simples nacional para micro e pequena empresa , não temos nenhuma associação entre as duas coisas.

Você pode realizar o enquadramento no regime do simples nacional pela atividade independentemente se a sua empresa está enquadrada como microempresa ou empresa de pequeno porte, como também você pode fazer o enquadramento da sua empresa como microempresa e empresa de pequeno porte e tributar fora do regime do simples nacional. Muita gente acaba confundindo esse processo pensando que para ser simples nacional, você precisa está enquadrado como microempresa ou empresa de pequeno porte,  isso não é necessário.

Quem vai abrir uma Microempresa precisa saber

Processo de abertura de empresa da micro e pequena empresa no Brasil , está ficando cada dia mais simplificado e rápido.  Atualmente você consegue fazer abertura de uma empresa em até 24 horas dependendo da cidade e do estado que a sua empresa estar localizada.

Agora uma coisa muito importante para quem vai fazer a abertura de uma microempresa,  seria entender realmente o que lhe espera depois desse processo da abertura, porque infelizmente mais de 20% das empresas quebram no primeiro ano e mais de 50% quebram em 5 anos. Isso ocorre pela falta de estrutura de gestão e conhecimento financeiro que o empreendedor não tem antes de abrir sua empresa.

Por isso eu acredito que todos empreendedores deveriam conhecer um pouco de gestão,  não apenas a gestão financeira mas principalmente de pessoas. Ninguém vai muito longe sozinho,  para ir acompanhado de bons profissionais e pessoas capacitadas,  você precisa dentro da sua empresa desenvolver um ótimo relacionamento e trazer essas pessoas para junto de você trilharem um caminho de sucesso movidos por um propósito.

As vezes eu penso em não abordar esses assuntos aqui em nosso blog da Soluzione mas ao mesmo tempo, sinto uma grande responsabilidade em ajudar as pessoas que estão iniciando sua trajetória no mundo do empreendedorismo. Quantos empreendedores chegaram aqui apenas precisando de um CNPJ. E quantos empreendedores a gente percebe  que não entendem que não é apenas abrir CNPJ da sua empresa mas que precisa de muito mais.

Quem pode abrir sua microempresa?

O processo para abrir a sua micro empresa é relativamente simples, mas você vai precisar de ajuda para fazer os processos em todos os órgãos públicos. Um detalhe importante é você entender que no momento da abertura de empresa você precisa definir alguns pontos relevantes que podem ser decisivos para o bom andamento da sua empresa, como definição das atividades econômicas que constarão no seu CNPJ, objeto social da sua empresa e definição de carga tributária.

Tem muitos empreendedores que pensam no momento de abrir uma empresa principalmente abrir a microempresa,  que é apenas o processo de abertura da empresa e tudo é muito simples,  mas é preciso analisar as questões legais os direitos os deveres principalmente quando você tem sociedade, tudo isso precisa ser avaliado já no momento da abertura da sua empresa.

Você não pode abrir a empresa,  elaborar um contrato social,  tirar seu CNPJ,  para depois decidir algumas coisas que provavelmente já estarão definidas após o processo de abertura .

Outra coisa bem importante , mesmo que você esteja abrindo hoje uma microempresa,  no futuro essa empresa pode crescer, ter muito faturamento, um valor de mercado muito significativo entre outros pontos. Então nesse momento você não pode pensar pequeno e deixar de organizar e principalmente ter um contador especializado para te ajudar a definir todos esses pontos legais e que com certeza,  definirão o futuro de sucesso ou de fracasso da sua pequena empresa.

Por isso aconselhamos o que você não busque nesse momento , profissionais pelo preço e SIM pela capacidade técnica.

Abrir a Microempresa e agora preciso de contador?

Outro ponto muito importante após abertura da sua empresa , são os controles necessários que toda empresa precisa manter para medir o seu resultado operacional e também entregar todas as obrigações exigidas por lei para os governos federal , estadual de municipal.

Eu entendo o quanto é desafiador pra você que tem uma microempresa, pensar no custo de contratação de um bom contador, mas eu tenho certeza que essa contratação é essencial para que você possa ter sucesso no seu negócio.

Como eu falei no artigo como abrir uma empresa no simples nacional, no empreendedorismo não temos espaço para amadores, realmente por isso que as empresas morrem no Brasil principalmente a micro é pequena empresa,  falta conhecimento para gerir o seu negócio.

As vezes você quer abrir um pet shop por exemplo, e acha que o mais importante é você conhecer apenas dos cuidados que você precisa ter com os animais e a parte operacional ligada aos serviços de pet shop, mas você precisa de muito mais,  você precisa para ter sucesso com a sua microempresa, conhecer de precificação, tributação, relacionamento com o cliente , marketing , vendas,  entre outras habilidades que você vai precisar desenvolver para que possa ter sucesso com a sua microempresa.

Por isso que eu acredito que você precisa de apoio, de alguém que conheça o seu negócio e possa te auxiliar em toda a parte contábil , fiscal , trabalhista e financeira .

Nós Temos um projeto que se chama “Guardiões dos Empreendedores do canal Gerando Empreendedores . São contadores especializados de todo o Brasil com o objetivo de ajudar você empreendedor da micro é pequena empresa ter sucesso.

Agora eu sugiro que converse com os nossos contadores especializados para que possamos te ajudar com uma contabilidade digital , rápida e eficiente.

Espero teu contato empreendedor grande abraço

Fonte: Soluzione Contabilidade Digital e online