Como abrir uma Empresa no Simples Nacional

Olá empreendedores e empreendedoras do Brasil ! É um prazer muito grande receber você aqui em nosso site para te falar como você pode abrir uma empresa no simples nacional. Primeiramente quero te dar os parabéns pela atitude empreendedora e por acreditar no futuro do nosso país. Abrir uma empresa no Brasil realmente é um grande desafio mas também temos um mundo de oportunidades para aqueles que querem abrir empresa e gerar riqueza .

Vamos falar um pouquinho de como você pode abrir uma empresa no regime do simples nacional. Sem dúvida é o melhor regime para a micro é pequena empresa no Brasil e nós temos um artigo falando a fundo sobre o regime do simples nacional, mas nesse conteúdo, vamos falar de como abrir uma empresa e em seguida colocar essa empresa no simples nacional .

Escolher a atividade para abrir a empresa

Antes de abrir a sua empresa, você precisa saber se a sua atividade pode ser do simples nacional. Atualmente nós não temos grandes restrições para incluir uma empresa no regime do simples nacional, mas alguns critérios importantes que você precisa entender antes de abrir a sua empresa é que por exemplo, a empresa do regime do simples nacional não pode ter sócio domiciliado no exterior e também não pode ter sócio pessoa jurídica. Isso mesmo , se no quadro societário da sua empresa constar uma outra empresa,  você não pode aderir ao regime do simples nacional. Por isso que o primeiro passo para você abrir uma empresa no simples nacional, é consultar o quadro societário e as atividades.

As atividades são escolhidas pelo CNAE:  Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Esse código que você utiliza para abrir seu CNPJ e por ele você também define a tributação.

Se no momento de abrir sua empresa, as atividades não forem bem escolhidas, você pode mesmo no Simples Nacional, pagar mais impostos.

O Simples Nacional é uma tributação e não uma empresa

Quando um empreendedor me procura para saber como abrir empresa no simples nacional, eu logo oriento para que ele ajuste algumas definições, pois abrir uma empresa está ligado atividade e não tipo societário que nós chamamos de natureza jurídica. A tributação passa a ser um segundo passo.

Como eu falei no início desse texto, a escolha tributária é realizada após todo o processo de abertura de empresa , a única coisa que você precisa ter certeza é que você não vai criar no momento da abertura, nenhum impedimento para que a sua empresa possa optar pelo regime do simples nacional, que diga-se de passagem , pode não ser o melhor regime para a atividade escolhida, isso porque , nós temos outros dois regimes tributários que você pode optar, o lucro presumido e lucro real.

Um grande erro do empreendedor no momento que vai abrir a sua empresa é pensar que o simples nacional é o melhor regime a ser escolhido, nem sempre.

O melhor caminho é escolher um contador para fazer uma avaliação. Vamos falar um pouco da importância do contador no processo de abrir a sua empresa, percebo até pela pergunta de como abrir uma empresa no simples nacional, que o empreendedor desconhece esse processo inicial da abertura da empresa e a sua importância para o crescimento , lucratividade e sustentabilidade da empresa ao longo do tempo.

A importância do Contador para Abrir sua empresa

Eu entendo que neste primeiro momento que você busca abrir sua empresa, você pode não dispor de todos os recursos financeiros que você precisa para abrir uma empresa e manter se o fluxo de caixa equilibrado, mas um grande erro pode ser desconsiderar o conhecimento de um contador principalmente especializado em seu segmento, ele pode te ajudar não só no momento de abrir a sua empresa ou te ensinar como você abrir a sua empresa, como também nas questões tributárias e de gestão para sua pequena empresa.

Como contador de micro é pequena empresa no Brasil, eu tenho percebido que o empreendedor quando busca entender como abrir a sua empresa, ainda precisa de muito conhecimento de gestão financeira empresarial.

Eu acredito que como contador esse é meu principal papel, te ajudar não apenas abrir a sua empresa, mas também como entender quais são os caminhos para que você tenha sucesso no mundo do empreendedorismo.

Preciso te falar a verdade, quantas empresas eu já vi quebrar que o empreendedor apenas enxergava uma oportunidade ou até mesmo por necessidade,  o foco era apenas abrir empresa mas não entendeu o planejamento necessário para que ele possa ter sucesso.

Infelizmente preciso repetir para você que esse mundo do empreendedorismo não é definitivamente para amadores,  por isso ter um contador especializado e que conheça dos seus números e de sua atividade,  vai ser essencial para após você abrir a sua empresa, conseguir permanecer no mercado.

Após a Abertura da Empresa a Inclusão no Simples Nacional

Agora podemos te falar que após abertura da sua empresa, você vai colocar a sua empresa no regime do simples nacional.

Pode parecer pra você que eu quis fazer uma propaganda para você contratar um contador para abrir a sua empresa e até mesmo fazer a contabilidade da sua micro empresa, mas o objetivo principal evitar que a sua empresa quebre em pouco tempo.

Tem um dedicado grande parte do meu tempo no canal Gerando Empreendedores com vídeos diários para ajudar você com esse meu propósito.

Para incluir a sua empresa no regime do simples nacional,  você tem alguns prazos estipulados pela lei do simples nacional que precisam ser cumpridos se não , você só consegue colocar a sua empresa no regime do simples nacional no próximo ano .

o prazo estipulado após você abrir a empresa é de 30 dias após o último cadastro da empresa que normalmente acontece em sua prefeitura .

Também temos o prazo de 180 dias da abertura da empresa, isso quer dizer, que se você abrir a sua empresa para colocar no simples nacional e no prazo de 180 dias do primeiro registro ou de 30 dias após o último registro não realizar o pedido para a inclusão da empresa no simples nacional, você vai ter que optar pelo regime do lucro presumido ou pelo regime do lucro real o que pode não ser o melhor caminho para a sua microempresa.

Abrir uma Empresa no Simples Nacional preciso de contador?

Agora que já abriu a sua empresa no simples nacional, vem uma grande dúvida: Será que uma empresa do regime do simples nacional precisa ter contabilidade ou melhor dizendo contratar um contador para realizar a escrituração contábil ?

Todas as empresas no Brasil estão obrigadas a manter uma contabilidade para organização financeira e entrega dessas informações através de declarações que são enviadas todos os meses e algumas anualmente para o governos federal, estadual e municipal.

Mas eu acredito o que você não precisa ter um contador apenas para entregar toda essa burocracia, não que você após abrir a sua empresa deva fazer isso sozinho, realmente você precisa contratar um contador para cuidar da sua empresa no simples nacional, mas um contador pode fazer muito mais por sua empresa e pode te ajudar a crescer, ter mais lucratividade e posicionar estrategicamente em seu mercado.

Nós temos um projeto que chamamos de Guardiões dos Empreendedores,  um projeto do Gerando Empreendedores que tem como objetivo ajudar micro é pequena empresa no Brasil a crescer e ter mais lucratividade. Temos uma contabilidade digital e online e ainda contadores em todo o Brasil com foco em sua prosperidade e crescimento.

Por isso eu aconselho você escolher um contador credenciado do Gerando Empreendedores para te ajudar a crescer e ter muito sucesso com sua empresa.

Até o próximo conteúdo.