Autodesenvolvimento: solução para driblar desafios de empreender no Brasil

Um dos métodos mais eficazes para fugir dos altos índices de mortalidade das micro e pequenas empresas nos primeiros cinco anos é montar um plano de negócios. Segundo o Sebrae, os aspectos técnicos, econômicos e financeiros deste planejamento devem ser respeitados, e cada etapa é muito importante para que o empreendedor não transforme seu sonho em um pesadelo.

Além de conhecer a fundo seu mercado e seu público, é preciso, antes de tudo, que o empreendedor se conheça, a fim de identificar suas fortalezas e qualidades e estar preparado quando os desafios desta escolha aparecerem. O autodesenvolvimento ajuda a prevenir também que a própria expectativa não se transforme em ansiedade, gerando decisões impensadas e frutos não tão doces.

Para este profissional, o coaching aparece como um forte aliado, pois sua metodologia, recente e focada em resultados, os auxilia na transição do estado atual (presente) para o estado desejado (futuro). Determinado ou não por uma meta, o processo é considerado um agente facilitador e deve ser aplicado por um profissional qualificado – o Coach, que age como um provocador de novas respostas e atitudes do cliente por meio de diversas ferramentas e muita ação! Algumas empresas já oferecem o coaching como benefício aos funcionários, cientes de que quando os trabalhadores se sentem ouvidos e respeitados, produzem mais. Para os líderes, oferece mais segurança, foco e confiança nas tomadas de decisões e rotina do dia-a-dia. Para o empreendedor, acima de tudo, proporciona clareza, autoconhecimento e visão ampla, possibilitando que todas as etapas deste grande desafio – empreender no Brasil – possam ser cumpridas com êxito.

A célebre frase atribuída a Albert Einstein traduz a essência do processo de coaching: “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Portanto, para pensar diferente, agir diferente e conseguir resultados diferentes, nada melhor que um profissional capacitado para ouvir atentamente os desafios pelos quais o empreendedor esteja passando e auxiliá-lo na descoberta da melhor direção, a fim de corrigir os desvios e remar para o sucesso.

Rubia Formaggi
Coach certificada pela Sociedade Latino Americana de Coaching
Contatos:
(11) 975987507
rubiaformaggi@gmail.com
https://br.linkedin.com/in/rubiaformaggi

slac