A importância da Contabilidade na Odontologia

O QUE VOCÊ VAI CONHECER NESSE CONTEÚDO?

Olá Dentistas ! Esse artigo foi preparo com muito carinho e com objetivo de mostrar à você, a importância da contabilidade para sua clínica odontológica e para você dentista, que trabalha no seu consultório como autônomo. Realmente será não apenas para te ensinar sobre contabilidade para dentistas, mas para uma aula de gestão da sua clínica.

Pode ter certeza, que iremos tocar nos principais pontos para você aumentar a lucratividade da sua clínica e gerar mais dinheiro no seu bolso. Isso é possível ? Sim! Eu irei te mostrar como.

Deixa eu me apresentar. Sou Altair Alves, Contador, consultor especializado em negócios da área da saúde e um dos principais Youtubers do segmento da área da saúde e principalmente em dicas de como administrar um clínica odontológica.  Mas eu não estou aqui para falar de mim, estou aqui para falar da importância da contabilidade para gestão da sua clínica odontológica, e como você pode crescer e aumentar o faturamento da sua clínica odontológica.

O que o Dentista precisa saber sobre contabilidade?

Eu não quero com esse artigo, te transformar em um contador especializado em clínicas odontológicas, mas preciso passar informações relevantes para você não ficar em risco e vulnerável a multas e perda de patrimônio no futuro, por falta de conhecimento.

Você pode me falar que paga contador para isso, mas acredito que esse pensamento pode te prejudicar. Fica fácil entender o porque você precisa saber o básico sobre a contabilidade da sua clínica odontológica.

Quando busco um Dentista, geralmente é um clínico geral. Mas nem sempre meu problema será resolvido por ele. Pode ser que terei que buscar um especialista por exemplo, se minha necessidade for periodontia. Você sabe muito bem que ser especialista é entender a fundo sobre o assunto.  Por isso, uma contabilidade especializada em clínicas consultório odontológicos, pode fazer uma grande diferença para sua gestão.

Na contabilidade, você precisa monitorar pontos importantes que vamos te mostrar em seguida.

1 – Separação de gastos da clínica x gastos pessoais

Você não tem como monitorar se seu consultório tem lucro ou prejuízo, se você mistura os gastos pessoais com os da clínica. Então, o primeiro passo, é separar sua contas pessoais ou se tem pessoa jurídica, separa da pessoa jurídica, sua contas de pessoa física.

Nós gravamos um vídeo sobre o tema e vamos deixar aqui para você assistir.  Pessoa física x Pessoa jurídica para Dentista

2 – Controlar seu fluxo de caixa

Você precisa ter um controle do fluxo de pagamento. A contabilidade, tem uma forma de controlar isso para você, através de um fluxo de caixa. Você sabe tudo que tem a pagar e a receber. Sem isso, durante o mês, você pode usar o limite de crédito do banco e pagar muito com juros.

Realizando esse controle, você pode negociar com seu cliente, um desconto no pagamento com taxa menor que o banco. Atenção, o ideal é não precisar realizar esse processo, tente controlar seu fluxo de contas a pagar e a receber equilibrado.

3 – DRE – Demostração de resultado do Exercício

Através da DRE você também entendi, a importância da contabilidade na odontologia. Você consegue saber do faturamento até seu lucro ou prejuízo, o que está afetando seu resultado. Com isso, você controla seus custos e pode reduzir as despesas sempre que necessário.

4 – Controle de Precificação

Com a contabilidade da sua clínica ou consultório organizada, você pode verificar sua lucratividade e reajustar seu preço de venda sempre que necessário. Pode ter serviços que você pensa que está dando lucro, e na verdade você tem prejuízo.

Uma Contabilidade especializada na Odontologia ajuda?

Quando você vai buscar um contador ou escritório de contabilidade para cuidar da parte contábil da sua clínica, você ainda contrata apenas pelo preço ou por ter certeza que essa empresa é especializada em contabilidade para dentistas?

Atuando a mais de 10 anos no mercado da saúde, sabemos o quanto podemos ajudar seu negócio crescer. Na verdade, temos feito isso com milhares de dentistas em todo o Brasil.

Nós ajudamos você a organizar sua clínica odontológica  e evitar problemas futuros com os órgãos públicos, além de implantar em seu consultório, a gestão financeira eficiente, onde você pode controlar tudo através de sistemas integrados e que gerencia não apenas o financeiro, mas toda sua clínica.

Se você pretende abrir uma clínica odontológica ou já tem uma, pode contar  com nossos serviços de contabilidade e gestão para dentistas. Pode ter certeza que iremos fazer a diferença para seu crescimento.

Mas irei te pedir um favor. Só entre em contato, se realmente estiver disposto a se organizar, melhorar sua gestão e aumentar sua lucratividade. Pode ser que todos dentistas querem isso, mas nem todos querem fazer o esforço necessário. Com isso, fale com nossos contadores apenas se realmente busca uma contabilidade especializada em odontologia.

Vamos conversar ? Ou se já tem um clínica e precisa organizar, pode solicitar um orçamento agora.

A contabilidade tributária na Odontologia

Agora quando falamos de pagamentos de impostos, entendemos a importância da contabilidade na odontologia. Irei ser bem direto em relação a como o dentista acaba na pratica, ficando muito vulnerável quando falamos da tributação da clínica odontológica ou do seu consultório.

Quando o dentista trabalha como pessoa física, ele é obrigado a fazer um livro caixa e tributar o carnê leão da Receita Federal, pagando imposto de renda todos os meses e ainda precisa pagar o ISS, que é o imposto sobre serviços. Também não podemos esquecer da contribuição previdenciária que deve ser paga até o limite teto do INSS.

Quando vamos fazer uma comparação para o dentista escolher entre a pessoa física x a pessoa jurídica, eles acabam não achando muita diferença, pois eles  não tributam  corretamente na pessoa física. Isso gera um grande risco futuro, pois pode perder dinheiro com multas e pagamentos de impostos atrasados identificados no futuro, pelos cruzamentos realizados pela receita federal.

Para te ajudar pensar se vale a pena ser pessoa jurídica ou continuar como pessoa física, gravamos um vídeo sobre o tema, veja.

Acreditamos que o melhor caminho, é investir em uma gestão eficiente, para reduzir seus cultos operacionais e aumentar sua lucratividade, mesmo pagando impostos corretamente.

A Contabilidade para apoio na abertura de empresa na Odontologia

Para você que é dentista e está chegando agora para montar seu consultório odontológico, uma contabilidade especializada é muito importante. essas dicas, são direcionas para os Dentistas, mas serve também para que pretende entender, como abrir uma clínica médica por exemplo.

Primeiro passo, é entender como você realmente vai atuar, pessoa física ou jurídica? Olhando pela questão de tributação, vai depender do quanto você vai faturar, pois na pessoa física, você pode abater as despesas para pagar menos impostos.

Segundo Passo, é após decidir o local onde será seu consultório, realizar uma consulta na prefeitura da sua cidade, para ver se tem aprovação para o endereço onde pretende abrir seu consultório odontológico.

Terceiro passo, é decidir que tipo de público você vai atender. Não adianta abrir seu consultório, para atender todos os públicos, isso pode não gerar para você o diferencial que precisa para se destacar. Nós mesmos, atuamos apenas com a contabilidade especializada na área da saúde.

Com isso, conseguimos entender a fundo, o que sua clínica ou consultório odontológico, precisa para realmente ter sucesso.

Espero que conseguiu entender a importância da contabilidade na odontologia e agora, pode fazer uso da contabilidade para melhorar o resultado da sua clínica.

você pode contar com nossa empresa e contratar nosso apoio na contabilidade e gestão financeira para sua clínica ou consultório odontológico,

Faço como centenas de Dentistas em todo o Brasil e principalmente em São Paulo, contrate nossos serviços especializados em vamos juntos caminhar rumo ao sucesso.

Vamos conversar sobre sua clínica odontológica ?

Orçamento em
3 passos

Preencha o formulário
e fale com um especialista

ÚLTIMOS POSTS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

*ESPERE*

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

ORÇAMENTO EM
3 SIMPLES PASSOS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.