5 dicas para a boa gestão do seu escritório de advocacia

Por Altair Alves

Em uma sociedade de advogados, muitos dos profissionais do segmento podem se esquecer de que o escritório de advocacia, muito além das suas funções específicas, antes de tudo é também um empreendimento como outro qualquer – para que prossiga o rumo de sucesso e mantenha-se ativo e gerando lucros, é necessário lançar mão de estratégias eficientes de controle financeiro, gestão de pessoas, atendimento de qualidade ao cliente e manutenção do branding ( que é o gerenciamento de uma marca).

Devido à sua rotina agitada, muitos advogados não se dão conta de que uma eficiente gestão empresarial também é necessária nos escritórios de advocacia. Para te ajudar a colocar um bom conhecimento empresarial em prática e melhorar seus serviços e a gestão do seu escritório (aumentando seu sucesso profissional), selecionamos 5 dicas essenciais para um negócio cada vez mais próspero. Tome nota!

Mantenha o escritório organizado

Sim, por mais que pareça besteira, a organização do seu escritório é capaz de transmitir uma imagem determinante do seu negócio a seu cliente – e de maneira imediata. Afinal, é bastante incoerente divulgar um serviço de excelência e exibir uma grande desorganização de documentos no escritório (o que pode fazer com que seu cliente questione a competência dos seus serviços). Diante de tal falta de cuidado, o mínimo que seu público irá pensar será: “como este advogado vai lidar com minha documentação?”.

Para manter a confiança nos seus serviços (aspecto tão importante para a imagem de uma sociedade de advogados), manter um ambiente de trabalho limpo (e toda a parte burocrática dos clientes devidamente organizada) é crucial : ao se deparar com a pasta de seu caso separada,  com todos os documentos necessários ordenados na mesa destinada ao atendimento, certamente ele se sentirá seguro em relação ao seu negócio e à integridade do seu escritório.

Segmente seu público

Este é outro aspecto necessário para o sucesso de qualquer empreendimento, e não seria diferente com seu escritório de advocacia. É preciso que você tenha uma definição exata do tipo de cliente que deseja atingir com seus serviços. Esta escolha da clientela a ser alcançada irá determinar várias outras decisões importantes para o sucesso do seu negócio – através do estabelecimento do seu público-alvo, você poderá definir também uma boa localização para seu escritório, a forma de atendimento, o código de vestimenta e até mesmo a seleção da mobília para o ambiente. Fique atento!

De olho nas redes sociais

Cuidado com a utilização das redes sociais – um uso inadequado pode comprometer o nome e a boa reputação da sua sociedade de advogados. Neste sentido, algumas boas dicas são fazer uso do Linkedin estritamente para estabelecer contatos profissionais (mantendo sua autoridade na rede) e não aceitar as solicitações de amizade de clientes nas mídias sociais diversas, como o Facebook. Esta mescla de diferentes setores da sua vida – o aspecto pessoal e sua postura enquanto advogado que possui uma imagem a ser mantida – pode ocasionar problemas no futuro e comprometer grandemente a imagem da sua empresa. Tenha cautela!

Seja criterioso na hora de contratar

Nas ocasiões em que precisar agregar um novo membro à equipe, é importante ter em mente alguns critérios essenciais para efetuar uma boa contratação. Seja para contratar advogados ou estagiários, é necessário que este candidato esteja alinhado com a missão, os valores, a proposta e a cultura do escritório de advocacia. Este aspecto comportamental de cada novo membro é de fato tão importante quanto o conhecimento técnico na área. Avalie com critério antes de contratar para não comprometer a qualidade do serviço e a imagem da sua sociedade de advogados.

Gestão de contabilidade para advogados: esta medida faz toda a diferença

Quando o assunto em pauta é promover uma boa gestão de um empreendimento, um fator que não pode ficar de fora é um gerenciamento eficiente da área contábil. Manter o controle sob as contas a pagar e a receber, assim como o registro de todas as movimentações financeiras, as despesas, as cobranças tributárias e todos os outros aspectos relacionados às finanças do seu escritório de advocacia é imprescindível para manter uma administração eficaz.

Sim, sabemos que seu cotidiano de advogado é recheado de inúmeras tarefas, possíveis imprevistos e solicitações diversas por parte da clientela. É justamente por este motivo que se faz tão importante a contratação de um serviço de contabilidade especializada em advogados. Com a terceirização da parte contábil da sua sociedade, irá se tornar mais fácil focar nas tarefas cotidianas e deixar o controle das finanças por conta de profissionais competentes para lidar com a contabilidade específica para um escritório de advocacia. Anote esta dica!

E então, o que achou das nossas orientações? As dicas acima são um excelente ponto de partida para incrementar a gestão do seu escritório de advocacia e melhorar a qualidade do serviço a seus clientes. Não perca mais tempo e coloque-as em prática!

Altair Alves é Sócio-Fundador da Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil. Empresa Especializada e Contabilidade para Empresas Prestadoras de Serviços de Pequeno, Médio e Grande Porte.