As principais dificuldades da vida de um empreendedor em estágio inicial

Quem está começando um negócio sabe: o início de todo empreendedor é um caminho difícil. Toda empresa no estágio inicial é regada a dificuldades e incertezas e é comum que, nesta fase, o novo empresário não tenha certeza se tudo vai funcionar como o planejado. Neste cenário, só aqueles que conseguem ter a motivação e o apoio certos conseguem perseverar e superar os obstáculos. No post de hoje, vamos falar sobre essas dificuldades comuns aos empreendedores nas primeiras etapas e indicar caminhos para superá-las. Acompanhe!

Falta de dinheiro para investimento

Saber lidar com o dinheiro (ou com a falta dele) é essencial para que os novos negócios deem certo. Quando falamos em finanças, é preciso que a empresa tenha prioridades bem estabelecidas e saiba diferenciar o que é essencial do que é opcional para o seu bom funcionamento. Além disso, toda companhia deve ter um capital de giro suficiente para cobrir os gastos do dia-a-dia! Tenha em mente que este é um obstáculo comum das empresas durante os seus primeiros passos.

De fato, todos os empreendimentos em início de atividade precisam de um tempo para se estabelecer no mercado e gerar lucro, para só depois poder investir na sua estrutura. Se você está em busca de investimento para a sua empresa, um bom meio de consegui-lo é o Microcrédito Produtivo Orientado, programa do Governo Federal que oferece empréstimos a empreendedores a uma taxa de juros mínima. Esta é uma ótima oportunidade de conseguir os recursos que o seu negócio precisa!

Conciliar família e negócios

Controlar o tempo é uma das maiores dificuldades dos novos empreendedores! Um novo negócio requer muito esforço e dedicação, o que muitas vezes significa abrir mão de estar com a família para resolver problemas da empresa. Conciliar o empreendedorismo e o convívio familiar requer um bom planejamento para não pesar a dose no trabalho e causar conflitos na vida pessoal.

Não se esqueça de que reservar um tempo diário para passar com a família e espairecer também é essencial para o seu equilíbrio mental e emocional. Por mais que você esteja trabalhando para o sustento dos seus entes queridos, é fundamental passar um tempo de qualidade com eles. Manter-se próximo aos familiares também significa receber a motivação e o suporte necessários para vencer as dificuldades no mundo dos negócios.

Carga tributária

O nível de impostos que temos que pagar no Brasil gera muitas dificuldades para todos, mas o quadro se agrava ainda mais quando se trata das pequenas empresas. A nossa carga tributária é uma das mais pesadas entre os países emergentes, ultrapassando inclusive o valor cobrado nos Estados Unidos e no Japão.

Os impostos são vários, envolvendo contribuições sociais, Pis/Cofins e impostos sobre o faturamento, dentre diversos tributos. Tudo isso sem levarmos em conta o fato de que praticamente todas as mercadorias têm impostos embutidos! Neste contexto, vale ressaltar o apoio imprescindível de uma empresa contábil de confiança e credibilidade no mercado. Um bom serviço de contabilidade vai garantir que a sua empresa pague o mínimo requerido por lei, além de mantê-la sempre em conformidade com as regras tributárias.

Conhecimento profundo do segmento de atuação

Para se ter sucesso, é essencial conhecer o seu ramo de atuação. A maioria dos empresários busca este conhecimento através do método de tentativa e erro – o problema é que errar em certos pontos pode atrasar o crescimento dos negócios, e até mesmo ser fatal para a empresa! É necessário, portanto, que o empreendedor busque estas informações em fontes confiáveis e experientes, além de investir na elaboração de um plano de negócios (documento que contém todos os dados relevantes sobre uma empresa, dentre elas a definição de público-alvo e segmento de atuação).

Outra excelente maneira de obter orientação acerca dos processos inerentes a cada ramo de atividade é contar com bons profissionais que conheçam o mercado e tenham uma boa experiência com empresas em formação. Mais uma vez, o papel do contador experiente se insere como  excelente alternativa para os primeiros passos no mundo corporativo: escolha um profissional que conheça a sua área e te ofereça uma boa assessoria financeira neste estágio inicial.

Eu, Altair, além de contador, também sou empreendedor, desenvolvendo projetos de auxílio aos novos negócios. Indo além de uma atuação contábil, busco principalmente ser o apoio tão necessário aos empresários nesta fase inicial. Não deixe de contar com uma consultoria empresarial no seu empreendimento e comece desde já a trilhar sua trajetória rumo ao sucesso!