Aprenda a Montar uma Clínica de Estética e Transforme a Beleza em Sucesso

Chega um momento na vida em que a maioria das pessoas decide que precisa de uma mudança radical, seja em sua vida pessoal ou profissional. E isso acontece com todo mundo e em todas as esferas da sociedade, independente de classe social ou formação acadêmica.

Na área da saúde não é diferente e, em determinado momento de suas carreiras, muitos profissionais médicos que atuam como colaboradores em diversas clínicas ou hospitais, privados ou públicos, também concluem que chegou a hora da decisão e resolvem abandonar a zona de conforto, muitas vezes abrindo mão de um emprego estável, para empreender em seu próprio negócio.

Se você é médico e resolveu fazer uma mudança radical em sua vida, se tornando um empreendedor, então a indústria estética oferece inúmeras oportunidades para você começar um negócio muito promissor.

Sabemos que se tornar um empreendedor, principalmente em uma nova especialidade, pode ser assustador, mas com um planejamento adequado você pode superar as dificuldades e dar um início bem sucedido para o seu novo negócio. Você deve considerar as opções disponíveis e fazer uma pesquisa completa para saber tudo sobre o funcionamento do ramo da medicina que você está considerando empreender.

Por isso, neste post preparamos algumas dicas para ajudá-lo a montar uma clínica de estética de muito sucesso. Boa leitura

Faça uma pesquisa profunda e detalhada

Antes de decidir montar uma clínica de estética, você deve pesquisar tudo sobre o mercado estético atual e as tendências futuras, pois este é o primeiro e mais importante passo na criação de um novo negócio em qualquer segmento. Você precisa garantir que os serviços que pretende oferecer têm demanda, se não, é o caso de seguir por outro caminho.

Você deve estudar tudo sobre o mercado que está planejando ofertar seus serviços e coletar todos os dados relevantes disponíveis, a fim de criar uma estratégia de negócios eficaz. Por exemplo, nesta fase inicial você precisa saber quantas clínicas similares existem em seu mercado-alvo, quais os serviços eles estão oferecendo, a que preços, etc.

Invista em especialização na área que deseja atuar

Depois de realizar uma pesquisa completa e saber quais os serviços estéticos possuem maiores demandas, está na hora de você se especializar em cada tipo de tratamento que irá oferecer.  Esta especialização é imprescindível para que você comece a atuar em sua clínica de estética.

Por exemplo, você tem ciência – de acordo com as pesquisas recentes do segmento – que o Botox e o Preenchimento Facial são os tratamentos com as maiores demandas entre os tratamentos antienvelhecimento injetáveis na atualidade. Sendo assim, o mais recomendado é que você comece com um curso básico de Toxina Botulínica e Preenchedores. Após fazer o curso básico, você deve partir para o curso avançado. Quando você dominar estas técnicas, então você deve partir para outras especializações.

Quanto maior for a sua especialização em tratamentos não cirúrgicos, melhor e mais atraente para seu público alvo será para o seu portfólio de serviços. Portanto, especialização é fundamental para o médico que deseja montar uma clínica de estética de sucesso.

Planeje uma estrutura de negócios

Com todo esse treinamento e especialização, consciência completa da concorrência e do mercado que deseja empreender, agora você está pronto para iniciar seu próprio negócio e montar uma clínica de estética de sucesso. Nesta conjuntura, você precisa decidir se vai criar uma empresa independente de marca própria ou comprar uma franquia. Cada estrutura de negócios tem seus próprios prós e contras. Cabe a você decidir qual estrutura de negócios irá ajudá-lo a levar o seu empreendimento ao topo da forma mais rentável e com os menores riscos possíveis. Este é o momento para você contratar os serviços de um contador e decidir qual será a melhor opção para o seu negócio.

Crie um plano de negócios concreto

É vital a criação de um plano de negócios antes de montar uma clínica de estética.  Seu plano de negócios será a bússola que irá guiá-lo até o sucesso de sua empresa. Este é o documento onde você deve registrar todos os seus objetivos e o tempo que você pretende alcançá-los, de forma clara e simples.  Ao criar um plano de negócios, você será capaz de prever quaisquer situações inesperadas e os piores cenários que possam se apresentar. Será capaz de preparar estratégias de contingência para tais situações de antemão. Este documento é fundamental para que você consiga investimentos ou o financiamento do seu projeto, pois investidores e/ou instituições financeiras exigem um plano de negócios bem elaborado.

Registre sua empresa

Ao iniciar um novo negócio, o mesmo precisa ser registrado junto aos órgãos competentes. Por isso, você precisa ficar atento a todas as exigências dos órgãos reguladores. Você precisa, por exemplo, definir a atividade foco da clínica, o tipo societário, o contrato social, entender qual o tipo de enquadramento tributário, as exigências da vigilância sanitária, licenças e alvarás de funcionamento, regulamentação de exercício profissional, compreender o Código de Defesa do Consumidor, etc.

O apoio de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para clínicas de estética é crucial para que você consiga cumprir todos os trâmites legais para abertura formal de seu empreendimento.

Conclusão

Empreender é uma decisão desafiadora, e você precisa considerar cada variante para dar este importante passo. Portanto, para montar uma clínica de estética própria, antes de tudo, você precisa ter certeza de que está abrindo um negócio pelas razões certas e não apenas porque é um negócio lucrativo.

Você precisa ser uma pessoa que não se importa em ter que trabalhar, muitas vezes, sete dias por semana (porque, especialmente nos primeiros dois anos, isso será necessário). Você precisa ter certeza também que está disposto a encarar o desafio de gerenciar todos os aspectos de um negócio. Realizar tratamentos estéticos é a parte fácil e divertida, manter um negócio em funcionamento é a parte mais difícil.

Por isso, é muito importante que você conte com o apoio de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para clínicas de estética. O seu contador vai ajudá-lo nos trâmites legais para abertura e registro de sua clínica de estética, nos aspectos legais para contratação de funcionários, fazer folha de pagamento, planejamento tributário, levantar dados precisos sobre a sua contabilidade financeira para que você tome as decisões mais assertivas para o crescimento do negócio, dentre outros aspectos burocráticos e legais para que você possa se dedicar à sua especialidade e fazer o seu empreendimento crescer.

Essas foram algumas ações introdutórias para montar uma clínica médica própria, e devem ser seguidas com muito critério para que você consiga trilhar o caminho do sucesso como um médico empreendedor.

Se tiver dúvidas sobre como montar uma clínica médica, entre em contato conosco AQUI. Teremos um imenso prazer em atender você! Cadastre-se também em nosso blog e fique por dentro de tudo o que é necessário para você empreender com sucesso.

Até a próxima!