Com a abertura de empresa para o mercado digital, você pode realizar seu sonho de empreender e ganhar muito dinheiro com mais facilidades.
As empresas digitais não precisam de uma estrutura física muito elaborada e podem operar, inclusive, na casa do empreendedor digital.
Além disso, há diversas plataformas de conteúdo que facilitam o seu trabalho, como o YouTube, Hotmart, Eduzz, Monetizze e as redes sociais.
Ainda é difícil que as pessoas vejam os youtubers ou influencers digitais como profissionais do mercado digital.
Mas, é preciso mudar essa mentalidade e entender que, além do fato de estas serem profissões, os profissionais da área estão faturando cada vez mais dinheiro.
Também é preciso se conscientizar de que, quando alguém começa a faturar com uma atividade profissional no Brasil, também precisa começar a pagar impostos.
É possível atuar como Pessoa Física no mercado digital, mas o empreendedor precisa analisar o quanto esta é uma opção realmente vantajosa.
Isso porque, como Pessoa Física, ele também terá que declarar e pagar seus impostos e manter seu negócio regular junto ao governo brasileiro para não correr riscos de prejuízos futuros.
Neste texto, vamos falar sobre todas as formas de negócios digitais em que você pode atuar e sobre contabilidade e impostos. Confira!
Quais os segmentos para abertura de empresa do mercado digital?
Para faturar bastante com empresas digitais, o melhor caminho para os empreendedores é a abertura de empresa para o mercado digital.
Ao abrir empresa, fica mais fácil planejar sua carreira, seu crescimento e o faturamento que você pretende ter.
Além disso, plataformas de distribuição de conteúdo como Hotmart, Eduzz e Monetizze limitam os valores de pagamentos para Pessoas Físicas.
Para não limitar seu faturamento e pagar menos impostos, o melhor caminho é a abertura de empresa para o mercado digital.
As vantagens de abrir empresa para atuar no mercado digital são enormes. Mas, vamos falar sobre os segmentos em que o empreendedor digital pode atuar.
Youtuber
A atuação do youtuber pode render muito dinheiro, seja pela monetização do canal, por patrocínios, pela compra de Super Chats, assinatura dos Clubes ou compra de produtos oficiais.
Um canal começa a monetizar quando tem pelo menos um mil inscritos e quatro mil horas assistidas nos últimos doze meses.
Tanto Pessoas Físicas quanto Pessoas Jurídicas podem receber por seus vídeos do YouTube por meio da conta do Google AdSense.
Para receber seu pagamento, o youtuber precisa fazer um cadastro de câmbio e cadastrar os códigos internacionais na conta do AdSense.
Quando a monetização atinge um certo valor definido pelo próprio youtuber, a plataforma faz o pagamento na conta de seu banco aqui no Brasil.
É necessário de um escritório de contabilidade para abrir uma empresa e manter a escrituração contábil e o pagamentos dos tributos em dia.
Afiliados
Os afiliados atuam divulgando produtos digitais, como e-books, cursos, mentorias, treinamentos e outros produtos.
Sua atuação se parece com a de um promotor de vendas, mas sua plataforma de atuação são as redes sociais, os links patrocinados e outras ferramentas online.
Ele presta seus serviços para os infoprodutores, que são quem faz os conteúdos desses produtos digitais.
Os afiliados se conectam aos produtores de conteúdo e aos produtos, propriamente ditos, por meio de plataformas como Eduzz, Hotmart e Monetizze.
Em sua atuação, ele emite nota fiscal sobre o valor da comissão para o produtor de conteúdo, e não para o cliente final.
Infoprodutores
Os infoprodutores também são conhecidos como produtores de conteúdo, e são especialistas em alguma área de conhecimento.
Eles desenvolvem produtos digitais para compartilhar seu conhecimento com outras pessoas e ajudá-las a resolver seus próprios problemas.
Eles podem fazer parcerias com coprodutores no desenvolvimento do conteúdo, e contam com a ajuda dos afiliados para a divulgação desses infoprodutos.
A emissão de nota fiscal é feita para quem comprou seu e-book, treinamento, mentoria, curso ou qualquer outro produto digital.
Para emissão de Notas Fiscais é necessário que se faça a abertura da empresa e tenha um CNPJ e cadastro na prefeitura.
Influencers digitais
A função dos influencers digitais é mediar a relação do público geral com as marcas, e eles fazem isso por meio do relacionamento com os dois lados.
Muitas empresas recorrem ao marketing de influência, que tem como peças principais esses profissionais, para alavancarem suas vendas.
Os influencers digitais também podem ser youtubers, infoprodutores, afiliados e até terem seu próprio e-commerce.
Sua atuação requer muita criatividade e planejamento, e isso demanda muito tempo e dedicação para alcançar os resultados.
Esse é um segmento que cresce mais a cada dia, trazendo muitas oportunidades para quem decide atuar como influenciador digital.
Além das visualizações, benefícios, patrocínios e dinheiro, os influencers digitais também precisam cumprir as obrigações tributárias e fiscais para ter seu negócio em dia e faturar cada vez mais.
E-commerce
Trabalhar com vendas pode ser muito lucrativo para os empreendedores, mas a realidade é que hoje não basta mais ter uma loja física.
Migrar um negócio físico para o comércio eletrônico é sinônimo de alavancar, e muito, as vendas de produtos.
Com um e-commerce, o empreendedor consegue ampliar seu público e, consequentemente, os resultados de seu negócio.
A gestão de negócios digitais é muito parecida com a gestão de empresas físicas, por isso o empreendedor que já tem sua loja não terá grandes dificuldades com o e-commerce.
Da mesma forma, o empreendedor também precisa se atentar às questões legais, que envolvem o pagamento de impostos e a regularização da sua empresa.
Benefícios de fazer a abertura de empresa para o mercado digital
A abertura de empresa para o mercado digital é muito vantajosa para profissionais que começam a ganhar dinheiro online.
Ao abrir empresa, você tem mais facilidade para emitir notas fiscais e passa mais credibilidade para seus clientes. Saiba como abrir um cnpj para atuar no marketing digital e ter bastante sucesso.
Além disso, é mais fácil fazer compras no atacado e você poderá conseguir crédito com juros mais baixos do que na Pessoa Física.
Com a abertura de empresa para o mercado digital, também é mais fácil faturar pela Hotmart, Eduzz, Monetizze, YouTube, AdSense e outras plataformas de distribuição de conteúdo.
Outro grande benefício é a redução na alíquota de impostos. Com um CNPJ, o empreendedor digital pode ter isenção de impostos como PIS, COFINS e, em alguns casos, até ISS.
Como Pessoa Física, se seus ganhos forem de até R$ 1.998,00 por mês, você fica isento de pagar o Imposto de Renda.
Mas, quando começa a ganhar mais do que esse valor, precisa declarar seus ganhos e despesas e pagar o Imposto de Renda todo mês ao governo por meio do Carnê-Leão.
O valor do imposto vai variar de acordo com a tabela do Imposto de Renda das Pessoas Físicas, ficando entre 7,5% e 27,5%.
Além disso, você vai precisar pagar o INSS de autônomo, que é de 20% de sua renda e pode chegar a R$ 6.101,06, de acordo com a tabela de 2020.
Além disso, quando uma empresa contrata uma Pessoa Física, precisa reter o imposto e o INSS. Ou seja, o contratante pode preferir buscar outro profissional que tem um CNPJ.
O imposto para a Pessoa Jurídica varia entre 7% e 12%, de acordo com tipo de empresa, atividade (CNAE) e regime tributário.
Contabilidade para empresas do mercado digital
A abertura de empresa para o mercado digital é muito mais fácil quando o empreendedor conta com o suporte de uma contabilidade especializada no mercado digital.
Uma contabilidade pode conduzir todo o processo ou dar todas as orientações ao empreendedor que quer abrir empresa ele mesmo.
Este suporte lhe dá a garantia de que você está fazendo tudo da maneira correta e que o tipo de empresa, atividade e regime tributário são os melhores para o seu caso.
A contabilidade tem um papel estratégico nas empresas digitais, pois ajuda os empreendedores a planejar cada etapa do seu negócio e conseguir chegar mais longe.
Uma boa contabilidade te dará suporte em todas as etapas das empresas digitais, desde a abertura até as questões fiscais, trabalhistas e financeiras.
A Soluzione Contábil possui um time de especialistas no mercado digital que pode ajudar negócios digitais a alcançarem o tão sonhado sucesso.
Quando você conta com o suporte de quem conhece o mercado digital, você garante os melhores direcionamentos.
Além disso, tem a segurança de que nenhuma obrigação ou tributo ficará para trás, pois está assessorado por quem conhece muito bem a legislação para esta área.
Não corra o risco de fazer um investimento que não te trará retorno devido à falta de conhecimento específico em sua área de atuação.
Fale com os consultores da Soluzione e garanta que seu negócio digital terá o melhor suporte desde a abertura da sua empresa.
Tributação para empresas do mercado digital
Mesmo atuando no mercado digital, os empreendedores precisam seguir as regras tributárias. Por isso, vamos falar sobre o que define a tributação para empresas digitais.
Os tipos de empresa que o empreendedor digital pode abrir são os seguintes: EIRELI; Sociedade Limitada Unipessoal; Empresário Individual; Sociedade Empresária Limitada;
Outras Sociedades.
Também é preciso definir o CNAE, que é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Esse código registrado no CNPJ determina a atividade e a tributação da empresa.
Quem trabalha com a venda de cursos online pode usar o CNAE 8599-6/04, de treinamento e desenvolvimento.
Quando a atividade é de venda de e-book, ou você usa o CNAE 5811-5/00, de Edição de livros, ou o CNAE 4761-0/01, de Comércio varejista de livros.
Para e-commerce, a atividade é a do produto vendido. Um e-commerce que vende roupa, por exemplo, usa o CNAE 4781-4/00, de Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.
Os regimes tributários são: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Com as definições certas, você paga o menor imposto possível dentro da lei.
Passo a passo para abrir CNPJ para marketing digital
A abertura de empresa para o mercado digital consiste em um passo a passo simples, mas que para ter uma negócio digital lucrativo pagando o menor imposto, uma contabilidade especializada deve ser a responsável pelo processo.
Vamos conferir o passo a passo para abrir uma empresa digital no passo a passo abaixo:
- Contrate uma contabilidade especializada em como abrir um CNPJ para o mercado digital;
- Defina o endereço comercial, que pode ser em uma sede virtual de um coworking (estratégia usada para pagar menos impostos);
- Adquira um certificado digital de pessoa jurídica e outro de pessoa física;
- Prepare toda a documentação solicitada pelo contador ou contadora;
- Forneça os dados necessários como nome empresarial e capital social para a elaboração do contrato social;
- Aguarde o registro do contrato social na Junta Comercial;
- Aguarde a Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda (caso for fazer comércio de ebooks);
- Aguarde a Inscrição Municpal, licenças e alvarás na prefeitura.
Esse é o passo completo para abertura de empresa de negócios digitais
Prazo para abrir uma empresa digital
O prazo para abertura de empresa para o mercado digital é de 30 dias em média, desde que realizada por um escritório contábil especializado em negócios digitais.
É importante saber que para esse prazo seja cumprido, é muito importante que o empresário digital e os sócios (se houver), entregue todos os documentos, defina o endereço, o nome empresarial, o valor do capital social e compre os certificados digitais no prazo estipulado pelo escritório de contabilidade.
Custo para abrir uma empresa digital
Já o custo da abertura de empresa é de R$ 1.500,00 em média, considerando todas as taxas e os honorários do escritório de contabilidade.
É importante saber que esse custo pode variar em decorrência do tipo de atividade da empresa digital.
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