Passo a Passo e dicas de abertura de empresa para Franquias.

Vamos falar da importância de abertura de empresa para franquias e como a questão tributária pode influenciar.

Sabemos que quando todos empreendedores que buscam abrir uma empresa, querem garantir o máximo de chances do negócio da certo. Comprar uma franquia, pode ser a solução para evitar o fechamento da empresa de forma precoce.

Aqui na Soluzione Contábil, nós realizamos a abertura de empresa para franquias e em seguida, temos um serviços de contabilidade especializada em franquias. O nosso foco é reduzir sua carga tributária, mitigar o risco de processos trabalhistas e manter sua contabilidade organizada.

 

Abertura de Empresa pelo Franqueado

Um ponto importante que você precisa saber, é que o processo de abertura da empresa, fica por conta do franqueado e não da franqueadora.

O nome empresarial é do franqueado e o fantasia da franqueadora. O que você compra quando adquire uma franquia, é o conhecimento de gestão e processos operacionais.

Toda a responsabilidade juridicamente, fica por conta do franqueado. Você pode escolher a forma de empresa que pretende abrir. Se você for ter sócio, pode abrir uma sociedade empresaria limitada. Esse modelo é o mais usado atualmente no Brasil.

Você pode abrir uma EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade limita - Essa é bem parecida com a sociedade empresária limitada, mas pode ser formada por apenas um sócio e precisa tem 100 salários mínimos para integralização do capital social.  Se quiser saber mais sobre EIRELI para Franquias preparamos um Guia o que é EIRELI.

Pode também abrir a empresa individual. O empresário individual tem uma responsabilidade maior que é sobre as responsabilidades financeiras da empresa. Responde com todo seu patrimônio pessoal ilimitadamente sobre dívidas da empresa.

Antes de escolher essa natureza jurídica, precisamos pensar e analisar com um contador de franquias, qual a melhor opção.

 

Após abrir sua franquia

Um dúvida que todo franqueado tem é como ou o que  fazer após a abertura de empresa para franquias.  Aqui na Soluzione Contábil, nós orientamos que mesmo antes de realizar a abertura da franquia, você precisa procurar um contador.

Antes de comprar a franquia, você precisa definir o local e fazer uma consulta prévia para ter certeza que a prefeitura vai autorizar o funcionamento da sua atividade no local.

Nós temos uma avaliação criteriosa pelas prefeituras com a zona comercial , industrial e residencial. Se você quiser abrir sua franquia em local totalmente residencial, pode não ter o funcionamento aprovado e perder seu investimento em compra de imóvel e reforma.

Outra avaliação bem importante é a tributária. A tributação da franquia, é um ponto importante a ser decidido antes da compra da franquia ou pelo menos um vez ao ano para saber se ainda o regime que está enquadrada ainda é o melhor regime.

Temos no Brasil três regimes:

 

Simples Nacional para franquias

Tributação voltada para micro e pequenas empresas que faturam até 4,8 milhões por ano.  O enquadramento no simples nacional, vai depender da atividade da franquia. Normalmente a área da saúde pode ser melhor o lucro presumido e para o comércio o regime do simples é normalmente o melhor para iniciar. Preparamos para você entender melhor, o guia o que é o simples nacional.

 

Lucro Presumido para franquias

Um regime tributário que a Receita Federal, presume o lucro da empresa e cobra os impostos. Se quiser entender mais sobre o regime do lucro presumido, preparamos um artigo com o título o que é o lucro presumido.

 

Lucro Real para franquias

Esse regime é usado por grandes empresas no Brasil. Mas pode ser usado para pequenas empresas também. Depende muito da atividade da franquia e do volume de faturamento.  Preparamos um guia para você entender um pouco do regime que é no Brasil o menos usado para franquias. A maioria das franquias estão no Lucro Presumido e Simples Nacional. Para você entender melhor, veja nosso artigo do lucro real, que com certeza vai te ajudar a avançar em sua escolha após realizar a abertura de empresa para franquias.

 

A Soluzione no processo de abertura da franquia

Sabemos que para sua franquia ter sucesso, você precisa de uma boa assessoria contábil especializada em franquias e que entenda dos detalhes de todo o processo da abertura da empresa para franquia.

Aqui nós iremos focar na sua contabilidade e gestão. Você pode está querendo abrir uma franquia de restaurante, franquia de um bar, franquia de serviços, franquia de produtos onlines e por aí vai.. em tudo, você pode contar com a Soluzione.

Qual a melhor forma de contato com você?

Escolha: